"Os ventos da Ásia"

Por Antony Kinyua*

De 7 a 19 de outubro de 2023, os Missionários da Consolata que trabalham na Ásia se reuniram em Taiwan para retiros espirituais e a celebração de sua Conferência Regional. Na Região, há 20 missionários distribuídos em três países: Coreia, Taiwan e Mongólia.

Os primeiros a chegarem para esses encontros foram o Vice-Superior Geral Padre Michelangelo e o Padre Luca Bovio, pregador dos retiros. Eles chegaram na quinta-feira, 5 de outubro, e, dois dias depois, os missionários vindos da Mongólia e da Coreia também chegaram. Todos os missionários foram hospedados em Hsinchu, na cidade e diocese onde vivemos.

No domingo, 8 de outubro, todos tiveram a oportunidade de participar da missa em língua chinesa, espalhando-se por três paróquias onde trabalhamos como Missionários da Consolata. Após as várias celebrações e a refeição, nos dirigimos a Kaohsiung, a quatro horas de distância, onde os retiros e a Conferência Regional seriam realizados.

Os retiros foram conduzidos pelo Padre Luca Bovio, missionário que trabalha na Polônia. Ele abordou o tema da "missão" como uma "chamada" e uma "testemunha de vida"; seguindo Cristo como modelo e vivendo nosso serviço missionário como Ele o fez. O Padre Luca também enfatizou que "a missão precede o missionário".

missionarios-consolata-asia-2Na sexta-feira, 13 de outubro, ao final dos dias dos retiros, houve uma breve reunião para apresentar a difícil situação da guerra na Ucrânia; o Padre Luca compartilhou suas diferentes viagens em solidariedade a essa nação aflita.

No sábado, 14 de outubro, todos os missionários, junto com o Superior Geral e seu Conselho, que haviam chegado na noite anterior, partiram para visitar o Monastério Fo Guang Shan, o maior templo budista de Taiwan, na cidade de Kaohsiung, um local famoso e muito frequentado por abrigar a relíquia de um dente de Sakyamuni Buda.

No domingo, 15 de outubro, a Conferência Regional começou oficialmente com uma palestra do Bispo de Hsinchu, Lee John Baptist, que apresentou a realidade pastoral de sua diocese e de Taiwan em geral.

Na terça-feira, 17 de outubro, os participantes da Conferência elegeram o Padre Gachoka Clement Kinyua como o novo superior da Região Ásia.

A conferência será encerrada na quinta-feira, 19 de outubro, e, em seguida, os missionários com até dez anos de ordenação seguirão para Taipei para dois dias de formação contínua. Depois disso, cada um retornará à sua missão em seus respectivos países.

*Antony Kinyua é missionário da Consolata.

Deixe uma resposta

dezoito − 12 =