Jornada Missionária 2023

Comunidades Católicas Chinesas Celebram Missão de Fé e Homenageiam Anciãos na Jornada 2023

Seguindo os passos dos missionários do passado e proclamando o Evangelho na China de hoje com fervor apostólico, diversas comunidades católicas na China continental vivenciaram intensamente a Jornada Mundial das Missões, celebrada em toda a Igreja Católica em 22 de outubro. Neste ano, por uma feliz coincidência, a Jornada Missionária coincidiu com a memória litúrgica de São João Paulo II e também próxima à tradicional festa chinesa dedicada aos Anciãos, cuja data varia a cada ano de acordo com o calendário lunar e, neste ano, caiu no dia de hoje, 23 de outubro.

Por razões pastorais, as comunidades católicas sempre optam pelo domingo mais próximo para celebrar essa festa também a nível eclesiástico, expressando sua gratidão pela contribuição dos Anciãos para a vida familiar, comunitária e social. As missas, momentos de oração e atos de caridade no Domingo das Missões também buscaram manifestar a preocupação com a saúde física e espiritual dos Anciãos.

Na Paróquia de Jiujiang, na comunidade de Jiangxi, os fiéis que haviam retornado de uma peregrinação mariana (realizada de 16 a 21 de outubro, mês dedicado ao Rosário, com o tema "Encontro com o Senhor") celebraram a Jornada Missionária e também fizeram generosas doações para as missões. O pároco, Padre Pang Rui, enfatizou: "Nunca devemos esquecer o espírito dos missionários, especialmente os mais idosos, da geração anterior. Devemos aprender com eles e testemunhar a fé com palavras e ações". Os fiéis também oraram pela paz no mundo, e a paróquia organizou uma série de atividades em honra aos Anciãos, com expressões de gratidão e bênçãos. Após a missa, os sacerdotes ministraram o sacramento da Unção dos Enfermos aos Anciãos presentes.

De Pequim a Shijiazhuang (na província de Hebei) e Sanyuan (na província de Shaanxi), as comunidades celebraram a Jornada Mundial das Missões, sempre lembrando dos missionários que dedicaram suas vidas para proclamar o Evangelho na China. Muitos sacerdotes também visitaram os idosos em asilos, administrando a comunhão e a unção dos enfermos.

A festa dos Anciãos, conhecida como a festa de Chongyang (a festa do "duplo nove"), é celebrada no nono dia do nono mês do calendário lunar. Com uma história de mil anos, a cultura chinesa dedica uma festa específica para homenagear os Anciãos. A comunidade católica não apenas preserva essa tradição desde tempos imemoriais, mas a eleva ao máximo vivenciando-a à luz das Sagradas Escrituras: "O pai do justo se alegrará plenamente, e aquele que gerou um sábio se regozijará. Que se alegrem teu pai e tua mãe, e a que te gerou se regozije".

Fonte: Fides

Deixe uma resposta

três × 1 =