Conselho Missionário realiza encontro no Regional Noroeste

Por Marcelo Viana

O Conselho Missionário do Regional Noroeste (COMIRE-NO), realizou nos dias 14 a 16 de julho o encontro de estudo, reflexão e partilha sobre a realidade missionária da Igreja local, com presença do bispo referencial, Dom Santiago Sánchez Sebástian (Prelazia de Lábrea), e representatividades das forças missionárias que fazem parte da coordenação e articulação missionária das dioceses do Regional.

Este foi o primeiro encontro presencial pós pandemia da equipe do COMIRE-NO, assessorado por Pe. Éder Carvalho Assunção (Prelazia de Lábrea), no contexto do 5º Congresso Missionário Nacional e do Ano Vocacional do Brasil, momento oportuno para que o Espírito Santo suscite corações ardentes, desejosos de seguir caminhando e animando a missão da Igreja.

Num primeiro momento foi apresentado aos participantes a organização missionária da igreja do Brasil, tratando da dinâmica e finalidade dessa organização que cuida da animação e cooperação missionário da Igreja.

O assessor conduziu as reflexões e estudos de maneira sinodal, contemplando a realidade da Igreja do Brasil, a partir do Programa Missionário Nacional em seu método ver, iluminar e agir, com ênfase na realidade do Regional Noroeste, suscitando questionamentos e sugestões viáveis a serem consideradas para futuras aplicações.

Ainda durante o encontro, pode-se visualizar e iluminar a realidade a partir de reflexos de outros documentos que norteiam a dinâmica evangelizadora da Igreja, como as Diretrizes Gerais (2029-2023), Sínodo (2021-2024), Laudato’Si, Querida Amazônia, Santarém, 5º Congresso Missionário e Ano Vocacional 2023, ressaltando-se tópicos inspiradores para a missão.

Cada partilha suscitada durante esses dias, deu base para a construção de uma tabela de dados das dioceses, que junto com suas prioridades refletem a realidade da animação e ação missionária no regional. Essas informações ajudarão a nortear os encaminhamentos práticos futuros do COMIRE-NO.

* Marcelo Viana é secretário.

Deixe uma resposta

nove − 9 =