Dom Jaime Spengler eleito presidente do CELAM

Nesta quarta-feira, 17 de maio, foi eleita em Porto Rico, a nova presidência do CELAM, uma das tarefas confiadas aos bispos com direito de voto, os presidentes e secretários das conferências episcopais ou os bispos delegados. Saudação da CNBB à nova presidência do CELAM.
 Padre Modino, Silvonei José - Vatican News

A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), que se realiza em Aguadilla (Porto Rico) de 16 a 19 de maio de 2023, elegeu nesta quarta-feira a sua nova presidência, uma das tarefas confiadas aos bispos com direito de voto, os presidentes e secretários das conferências episcopais ou os bispos delegados, à atual presidência e os bispos responsáveis pelos quatro centros do Celam.

Nova Presidencia.

Nova Presidencia.

Dom Jaime Spengler - presidente

O novo presidente do Celam é dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nascido em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), é membro da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, onde é arcebispo desde 18 de setembro de 2013.

Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada de 2011 a 2015, sendo presidente dessa comissão de 2015 a 2019. Em maio de 2019 foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, e na última assembleia, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente para o próximo quadriênio.

O novo presidente disse assumir a indicação da Assembleia do Celam “em espírito de obediência, mas também orientado pela fé”. Dom Jaime Spengler insistiu em que “é um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente latino-americano e caribenho”. O arcebispo de Porto Alegre pediu que “oxalá, junto claro na comunhão com os irmãos, em espírito de fé, repito, atentos àquilo que é a orientação hoje do Magistério, mas também junto aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura atual nos impõe, oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a assembleia hoje, de alguma forma pede de nós presidência do Celam”, fazendo um chamado a todos a “caminhar à altura dos tempos atuais”.

Eis o que disse dom Jaime à Rádio Vaticano - Vatican News

Dom José Luis Azuaje - primeiro vice-presidente

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram dom José Luis Azuaje Ayala. Nascido em Varela (Venezuela) a 6 de dezembro de 1957, foi ordenado sacerdote a 5 de maio de 1984. O atual arcebispo de Maracaibo foi nomeado bispo auxiliar de Barquisimeto em 18 de março de 1999, função que desempenhou até ser nomeado bispo de El Vigía-San Carlos del Zulia em 15 de julho de 2006. Foi nomeado para a sua atual sede em 24 de maio de 2018. De 2018 a 2022, foi presidente da Conferência Episcopal da Venezuela e acaba de entregar o cargo de presidente da Cáritas América Latina e Caribe. No Celam, no quadriénio 2019-2023, foi bispo coordenador do Conselho do Centro de Redes e Ação Pastoral.

Dom José Domingo Ulloa - segundo vice-presidente

A segunda vice-presidência será ocupada por dom José Domingo Ulloa Mendieta, OSA. Nascido em Chitré (Panamá) a 24 de dezembro de 1956, foi ordenado sacerdote a 17 de dezembro de 1983. Foi nomeado bispo auxiliar do Panamá em 26 de fevereiro de 2004, tendo tomado posse como arcebispo em 18 de Abril de 2010. Foi secretário-geral da Conferência Episcopal Panamenha de 2007 a 2011, bispo presidente do Conselho de Comunicação da Conferência Episcopal Panamenha e delegado da Conferência Episcopal Panamenha no Celam de 2007 a 2011. No Celam foi bispo encarregado da Secção de Mobilidade Humana, do Turismo e da Pastoral do Mar, do Departamento de Justiça e Solidariedade.

Dom Santiago Rodríguez - Presidente do Conselho dos Assuntos Económicos

O novo presidente do Conselho para os Assuntos Económicos é Mons. Santiago Rodríguez Rodríguez. Nascido em Mamey, Los Hidalgos, Puerto Plata, (República Dominicana), a 25 de maio de 1968, foi ordenado sacerdote a 24 de junho de 2000. É bispo desde 30 de dezembro de 2017 em que foi ordenado em e assumiu a diocese de San Pedro de Macorís.

Dom Lizardo Estrada - Secretário-geral

A secretaria geral do Celam será assumida por dom Lizardo Estrada Herrera, OSA. Nascido a 23 de setembro de 1973 na província de Cotabambas (Peru), fez a sua profissão solene na Ordem de Santo Agostinho a 27 de maio de 2001. Foi ordenado sacerdote a 7 de agosto de 2005 e nomeado bispo auxiliar de Cuzco a 9 de janeiro de 2021.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, deverão ser eleitos os bispos coordenadores dos conselhos dos quatro centros em que se divide a atual estrutura do Celam: Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Redes e Ação Pastoral, Cebitepal e Centro para a Comunicação.

Saudação à nova presidência do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (CELAM) 

A Igreja no Brasil, em comunhão com toda Igreja Latino-Americana e Caribenha, recebe com alegria a notícia da eleição de Dom Jaime Spengler como presidente do CELAM.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assegura a oração e apoio à presidência do CELAM para o quadriênio 2023-2027, incluindo o Dom José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo (Venezuela), como primeiro vice-presidente; e Dom José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo do Panamá (Panamá), como segundo vice-presidente.

Que as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco,sirvam de estímulo para esta nova missão: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”. Dom Ricardo Hoepers Secretário-Geral da CNBB

O texto é assinado por dom Ricardo Hoepers Secretário-Geral da CNBB.
TagsCELAM

Deixe uma resposta

sete − dois =