Manhã Missionária da Juventude

Dia Mundial das Missões reúne jovens da Região Episcopal Santana, São Paulo, para celebrar a vida juvenil em missão.

Por Comunidade Jardim Consolata

Em clima de muita festa, fraternidade, oração e partilha na Comunidade Jardim Consolata, zona norte de São Paulo, mais de 50 jovens se encontraram na manhã do dia 23 de outubro de 2022, dia Mundial das Missões, para celebrar a vida juvenil em missão. Estiveram reunidos os jovens da Comunidade Jardim Consolada, Paróquia Nossa Senhora das Graças e Paróquia Santo Antônio dos Bancários, todos da Região Santana, da Arquidiocese de São Paulo. Na Comunidade, este foi o primeiro encontro de jovens, com maior porte, desde o início da pandemia.

Open bible with rosary beads on wooden table

A programação básica foi iniciada com a santa missa e, na sequência, um café da manhã bem reforçado, para acumular energia, a qual foi gasta com atividades que consistiram em uma gincana, agitada com conteúdo bíblico e assuntos da realidade do dia a dia juvenil.

O evento foi idealizado pela Comunidade Jardim Consolata, como parte das atividades do mês missionário, tendo esta manhã como foco a juventude, a qual passa por um processo social de transformação, no que tange a sua concepção enquanto identidade. Nos tempos atuais não se pode mais falar de juventude, mas sim de juventudes, cada uma delas com suas especificidades, oriundas das diversas condições socioeconômicas e também pelos influenciadores digitais e meios de comunicação.

Diante desta realidade, faz-se necessário disponibilizar o espaço à atuação juvenil na Igreja, tanto do espaço físico como também do espaço existente no campo das ideias, a fim de que possa expressar seus desejos, anseios e, sobretudo encontrar um lugar disponível para que seja acolhida e ouvida. Neste sentido, cabe a nós, enquanto Igreja, ir ao encontro da juventude e dar todo apoio necessário para que, consequentemente, ela se torne protagonista de suas ações, sob a luz do Evangelho.

Queremos agradecer aos jovens que optaram por participar deste evento. Poderiam ter feito outras coisas naquela manhã ensolarada, mas decidiram estar ali. Mais do que receber o chamado de Jesus, é preciso que haja o “sim” individual, o que de fato aconteceu. Não podemos deixar de agradecer às lideranças das três comunidades - que aceitaram o desafio e estimularam a participação de seus jovens - às suas famílias e a todo suporte estrutural e acolhida, da Comunidade Jardim Consolata, para que o evento acontecesse. A todos e todas, nosso muito obrigado!

Ao final da manhã, os jovens queriam saber se tais atividades continuariam na próxima semana. Acreditamos que isto seja um sinal de um caminho que precisamos percorrer: disponibilizar espaços para que o jovem seja jovem na sua comunidade!

Comunidade Jd. Consolata – Região Santana – Arquidiocese de São Paulo

Deixe uma resposta

quinze − 13 =