Peregrinos das POM Brasil fazem um caminho de fé e missão na Europa.

Por POM

Encerrou nesta terça, 25 de outubro, uma peregrinação de 17 dias com um grupo de brasileiros pela Itália e França. O grupo participa das atividades das Pontifícias Obras Missionárias em diversos estados do Brasil e pode fazer um caminho de fé e missão, aprofundando a espiritualidade missionária através de um curso de formação e da visita a locais importantes para a fé católica.

A delegação de 31 pessoas iniciou sua peregrinação hospedada no Centro Internacional de Animação Missionária, em Roma. O grupo foi recebido na sede Internacional das Pontifícias Obras Missionárias e pode conversar com o presidente e os secretários gerais da instituição. No dia 10 de outubro, iniciando os dias de peregrinação em Roma, o grupo celebrou a Eucaristia no crípita da Basílica de São Pedro.

Como momento marcante da peregrinação, o grupo teve a oportunidade de ser recebido pelo Papa Francisco, ao final da audiência geral, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Sempre de forma afável, Francisco cumprimentou os peregrinos, entregando como lembrança a todos um terço. Com emoção e surpresa, o grupo destacou a importância do momento vivido com o Papa, reforçando a identidade missionária do caminho vivido na peregrinação.

Visita à terra de São Francisco de Assis

Nos dias 15 e 16 de outubro, os peregrinos foram à cidade de Assis, localizada ao norte de Roma, terra onde viveu São Francisco de Assis. Posicionada estrategicamente sobre uma das colinas do Monte Subásio, a cidade tem suas origens muito antigas, provavelmente anteriores ao século IV a.C. No tempo de Francisco a cidade contava com aproximadamente dois mil habitantes.

O grupo de peregrinos pode conhecer as principais igrejas que marcam a trajetória de São Francisco de Assis, bem como percorrer as ruas da cidade, passando por pontos que contextualizam a vida do santo que mudou a história da Igreja. Dentro da programação, os peregrinos também visitaram o túmulo do beato Carlo Acutis. Sua beatificação aconteceu no dia 10 de outubro 2020 em Assis, na Itália.

Paris: chegada à cidade luz

Após os dias na Itália, o grupo de peregrinos desembarcou no dia 17 de outubro em Paris, na França. Além de visitar os principais pontos turísticos da cidade, os brasileiros celebraram a Eucaristia no Santuário Medalha Milagrosa e na Basílica Sacré Coeur.

Santa Teresinha em Lisieux

No dia 20 de outubro, a peregrinação foi até a cidade de Lisieux, na França. É uma pequena cidade na região da Normandia e nela morou e morreu Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Foi uma freira carmelita descalça francesa, e juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. São Pio X chamou-a de “a maior entre os santos modernos”.

Os brasileiros celebraram na Basílica de Santa Teresa, na crípita, junto ao túmulo de seus pais, os santos Luís Martin e Zélia Guérin, e vivenciaram um momento de oração junto ao túmulo da religiosa, que está localizado no carmelo em que viveu sua experiência de vida consagrada. Também houve a oportunidade de visitar a casa onde Santa Teresinha viveu a infância com sua família.

Lyon: Casa de Paulina Jaricot

Nos últimos dias da peregrinação, o grupo viajou até a cidade de Lyon, na França, para percorrer os passos da beata Paulina Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé, que através da experiência de fé e solidariedade de um pequeno grupo de mulheres, espalhou pelo mundo uma rede em colaboração à animação missionária da Igreja.

Os peregrinos conheceram a casa onde Paulina viveu grande parte de sua vida e que hoje é um museu em memória de sua história de fé e missão. Também estiveram na Igreja de São Policarpo, onde se encontra o seu coração, e na Igreja de São Nizier, local onde está situada a sua sepultura. O grupo pode celebrar na Basílica de Fourvière, local preservado ao longo da história e que foi espaço sagrado onde Paulina fez sua profissão de fé pela missão no mundo todo.

Fonte: CNBB
TagsPOM

Deixe uma resposta

dezesseis + 15 =