CNBB NE2 lança subsídio mariano com tema em referência ao 18º Congresso Eucarístico Nacional

Por CNBB NE2

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) lança a terceira edição do livro “Mês de Maio com Maria”. Neste ano, em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o subsídio tem como tema “Maria, mulher eucarística, imagem e modelo da Igreja que vive da Eucaristia” e lema “Fazei o que Ele vos disser (Jo 2,5).

Dividido em dois fascículos, o livro sugere um itinerário para animar a devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, a partir de encontros comunitários com momentos de oração, louvor, escuta e meditação do Evangelho. A Comissão Regional Pastoral para a Liturgia também incluiu capítulos com cânticos marianos e o Hino e a Oração do 18º CEN.

Os fiéis podem baixar o subsídio Mês de Maio com Maria clicando aqui

“Este nosso subsídio se insere no caminho de preparação para a celebração do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá no Recife, no próximo mês de novembro. Toda a vida de Maria é prospectada em direção ao mistério pascal e, portanto, é também direcionada à Eucaristia, que é a atualização sacramental da Páscoa do Senhor”, afirma o bispo de Cajazeiras (PB) e referencial para a Liturgia, dom Francisco de Sales.

O livro Mês de Maio com Maria propõe o fortalecimento da unidade, marca distintiva do Regional Nordeste 2, mas também reconhece a diversidade e as particularidades presentes nas 17 dioceses e quatro arquidioceses que compõem o território. Por isso, com refrão meditativo e orações pensados como ressonância do tema geral, o subsídio apresenta um roteiro celebrativo adaptável às circunstâncias e costumes de cada contexto eclesial.

“Que a devoção à Virgem Maria, celebrada intensamente durante este mês de maio enquanto nos preparamos para o Congresso Eucarístico Nacional, desperte em nós uma autêntica piedade eucarística. Experimentando a força transformadora da Eucaristia, sejamos sinais deste mundo transformado, onde haja ‘pão em todas as mesas’ e não ‘exista necessitados entre nós’”, destaca dom Sales.

Fonte: CNBB NE2

Deixe uma resposta

1 + 14 =