“Querida Amazônia: os sonhos do Papa Francisco para a Pan-Amazônia”

Nesta quarta-feira, 19 de agosto, a Verbo Filmes e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) lançarão, em colaboração mútua, o segundo capítulo da série documental "Querida Amazônia: Os sonhos do Papa Francisco para a Pan-Amazônia – O Sonho Cultural", baseado no que o Papa Francisco propôs na sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Querida Amazônia", publicada no dia 2 de fevereiro de 2020: "Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana” (QA, n° 7).

O Sonho Cultural

Este novo capítulo da série, intitulado "Um Sonho Cultural", está em formato bilíngüe (espanhol e português), e contou com a participação de indígenas, camponeses, ribeirinhos, afrodescendentes e agentes de pastoral: catorze pessoas de seis países da Amazônia (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) registraram suas reflexões: sete mulheres e sete homens. Acesse o vídeo no YouTube oficial da Verbo Filmes:

Mauricio López, Secretário Executivo da REPAM, apresenta a série recordando o caminho sinodal, que afirma que "todas as culturas são riqueza, sentido e vida para a nossa humanidade. Elas contribuem com todos estes rostos pluriformes que permitem que se possa promover um futuro pleno e, neste sentido, o sonho cultural, que nos convida o Papa Francisco, é abraçar esta beleza". Daí a importância de "discernir juntos como acompanhar, defender a partir de suas próprias vozes; como proporcionar instituições que promovam e respeitem; como gerar mais elementos artísticos, onde se possam transmitir a estética, a beleza e o sentido do mistério; e como continuar avançando neste caminho, porque continuamos navegando juntos".

Série Documental

O primeiro capítulo, lançado no dia 6 de julho, apresentou o "sonho social" do bispo de Roma para a região e seu povo, também está disponível no YouTube da Verbo Filmes. Assista aqui:

Esperamos que nos próximos meses de setembro e outubro possamos publicar os dois capítulos que faltam e que apresentarão o sonho ecológico e o sonho eclesial.

Para mais informações, sugestões e comentários: comunicaciones@redamazonica.org - www.redamazonica.org 

TagsREPAM

Deixe uma resposta

dois × dois =