Cáritas promove Feira do Bem Viver em Boa Vista (RR)

O objetivo é apoiar pequenas iniciativas de geração de renda para os imigrantes venezuelanos.

de Jaime C. Patias

A Cáritas da Diocese de Roraima por meio do programa “Caminhos de Solidariedade”, além de outras iniciativas, apoia também projetos de geração de renda e trabalho para imigrantes venezuelanos em Boa Vista e em nove municípios do interior do Estado como Pacaraima, Caracaraí, Mucajaí e Bonfim, dentre outros.

Feira Bem ViverUma Feira, na sede da Instituição em Boa Vista reunirá, nos dias 13 (a partir das 17h) e 14 de setembro (das 8h30 às 21h), mais de 20 expositores para mostrar os resultados dos trabalhos. Os artigos vão desde artesanato, bolsas de pano, roupas, peças íntimas e alimentos variados, com um preço bem acessível. A programação da Feira Bem Viver inclui ainda várias apresentações culturais, músicas e muitas atrações.

Imigrantes venezuelanos em Boa VistaNo dia 13 de setembro, os portões da Cáritas em Boa Vista (Avenida N. Sra. Consolata, 1529 - Centro) irão abrir às 17h para acolher os expositores migrantes. No dia 14, a comercialização dos produtos inicia às 8h30, e seguirá até as 21h. Nesse dia serão promovidas também, duas oficinas. Uma sobre “Economia Popular Solidária”, pela manhã, e outra sobre “Ecologia para crianças”, pela tarde. As inscrições para as duas oficinas estão sendo feitas online:
- Economia Popular Solidária: http://forms.gle/pDNqn1XYhas1JY9f9
- Ecologia para crianças: https://forms.gle/xXeVWq4gbHBNEESz8.

A entrada é franca
Vale a pena reunir a família e os amigos para conhecer e apoiar os empreendimentos dos imigrantes na capital e municípios. Os resultados do projeto mostram os talentos e capacidades do povo venezuelano que pede uma oportunidade na sociedade que o acolhe.

“O objetivo é apoiar pequenas iniciativas de geração de renda para os imigrantes venezuelanos e os povos indígenas Warao e E’ñepa que estão em Roraima, bem como para brasileiros”, explica a gerente de projetos Meios de Vida - Caminhos de Solidariedade, Gilmara Fernandes. Segundo ela, o grande desafio é inserir os imigrantes no mercado de trabalho, “seja pela questão da língua e falta de oportunidades, seja pela falta de políticas públicas mesmo para aqueles qualificados que não conseguem validar o diploma”. Por isso, a Cáritas pensou apoiar esses empreendimentos, nos municípios, e também por meio das áreas missionárias, paróquias e de várias pastorais. Foram apoiados também iniciativas de projetos são coletivos como uma padaria comunitária em Amajari, e produção de velas e sabonetes em Boa Vista.

A Cáritas diocesana vai continuar apoiando essas iniciativas coletivas para fomentar a Cáritas das paróquias e comunidades”, finaliza Gilmara.

Caminhos de Solidariedade
O Caminhos de Solidariedade é uma iniciativa da Diocese de Roraima por meio da Cáritas Diocesana e o apoio da CNBB, Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR) e outras instituições da Igreja Católica que atuam na acolhida e integração dos imigrantes venezuelanos.

Serviço:
Feira do Bem Viver - Empreendimentos apoiados pelo Caminhos de Solidariedade
Quando: 13/09 (a partir das 17h); e 14/09 (das 8h30 às 21h)
Local: Cáritas Diocesana de Roraima em Boa Vista
Endereço: Avenida N. Sra. Consolata, 1529 – Centro
Informações: Gilmara Fernandes - (95) 99121 4990

Jaime C. Patias, imc, é Conselheiro Geral para a América.

Deixe uma resposta

doze − cinco =