Congresso propõe novo ministério laical feminino

Não se trata de diaconisas, mas de um ministério ordenado pelos bispos para que sejam, como os diáconos, colaboradoras dos presbíteros.

Por Jaime C. Patias

Criar um novo ministério laical feminino. Esta é uma das propostas do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser apresentada ao Papa Francisco para enfrentar as necessidades evangelizadoras da Igreja. A ideia é pensar um ministério específico das mulheres, parecido com o diaconado, porém, denominado de outro modo.

CAM14"Ginacolitado" seria o nome desse novo ministério na Igreja. Segundo o documento de trabalho do CAM 5, seriam mulheres, religiosas ou leigas, solteiras ou casadas, que, depois de estudar o mesmo currículo teológico dos padres se tornam teólogas, são formadas, como tal, nas comunidades cristãs, com os requisitos apropriados, e recebem do bispo o ministério do "ginacolitado", bem como a nomeação pastoral para a paróquia ou comunidade cristã.

Discípulas e seguidoras
Ao comentar a proposta, padre José Cervantes, membro da Comissão Teológica do CAM 5, explicou que “sua identidade como um ministério singularmente feminino incluiria o caráter de discípulas e seguidoras que seguiam Jesus. São também as primeiras evangelizadoras do Ressuscitado. Por essa razão, poderiam ser denominadas “ginacólitas”, do grego (mulher) e (seguir). Isso destaca seu caráter feminino e seu fiel seguimento de Jesus", disse o teólogo.

Teólogo José CervantesPadre Cervantes esclarece ainda, que o CAM 5 tem a capacidade de expressar suas ideias para a renovação da Igreja. “A competência para criar um ministério novo na Igreja é do Papa e creio que ele pode ouvir a Igreja reunida aqui na Bolívia. A proposta está em sintonia com a grande sensibilidade de Francisco que valoriza o papel da mulher na Igreja e por isso, o que estamos fazendo é um serviço ao Papa”.

O teólogo recorda que as mulheres já fazem muito daquilo que se está propondo. “O que falta é converter isso em um ministério que ganharia um impulso e um reconhecimento do trabalho das mulheres na Igreja”. Ele esclarece também que não se trata de diaconisas, mas de um ministério ordenado pelos bispos para que sejam, como os diáconos, colaboradoras dos presbíteros. Assim não entramos em nenhuma controvérsia de interferir na estrutura dos ministérios ordenados”, ponderou padre Cervantes.

Funções do ministério do "ginacolitado"
- anúncio e pregação do Evangelho na Igreja e no mundo, como fazem os diáconos;
- ministério da consolação (cuidar dos doentes, pobres, presos, refugiados, marginalizados, descartados de todos os tipos);
- corresponsabilidade com o pároco, no âmbito da comunidade paroquial, como acontece com os diáconos;
- elas poderiam celebrar os sacramentos do Batismo e do Casamento.

O Congresso reúne, nos dias 10 a 14 de julho, na cidade de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, mais de 2.500 missionários e missionárias de 24 países do Continente Americano e convidados.

*Jaime C. Patias, imc, é Conselheiro Geral para a América.

Deixe uma resposta

2 + oito =