Bolívia: CAM 5, um dos desafios é ser Igreja "decididamente missionária"

Este ano, a temática do Congresso é: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”.

Por Silvonei José*

Conclui-se neste sábado, dia 14 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o V Congresso Missionário Americano (CAM 5). Desde a tarde da última quarta-feira (11/07) mais de 2.500 missionários de 24 países, entre eles o Brasil, estão reunidos para falar dos desafios da Igreja.

Um dos desafios é ser Igreja “decididamente missionária”, não se fechar em suas atividades e trabalhar “para transformar as estruturas de morte e corrupção, de tanta violência”.

Objetivo do CAM 5

O objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso missionário Ad Agentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Este ano, a temática do congresso é: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”. Nesse contexto, foram discutidas formas de avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio querigmático, dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.

Enviado do Papa

Presente o enviado especial do Papa Francisco para o CAM 5, cardeal Fernando Filoni. Num do seus discursos chamou a atenção para a necessidade de enfrentar o problema da falta de vocações missionárias com “uma generosa disposição de partilha de missionários entre as Igrejas mais ricas e as mais pobres”, além de deixar-se “tomar por um profundo e generoso amor a serviço das comunidades mais privadas do anúncio do Evangelho”.

O Brasil no CAM 5

mauriciopomPresente entre outros no CAM 5 o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, que integra a delegação brasileira. Ouça sua entrevista:

Participa também do encontro Dom Esmeraldo de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB:

A Repam, Rede Pan-Amazônica também está presente no CAM 5:

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

quinze + 18 =