Congresso Missionário Americano na Bolívia

O evento será realizado de 10 a 14 de julho na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Por Redação Gaudium Press, com informações FIDES

Entre os dias 10 e 14 de julho próximo será realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o V Congresso Missionário Americano (CAM V).

cartaz-232x300Com o slogan "América em missão, o Evangelho é alegria", o Congresso deste ano abordará o tema "A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão".

Este evento eclesial faz parte de uma longa série que foi iniciada em 1977, no México e que é realizado a cada quatro anos em vários países da América Latina.

Objetivos

O objetivo geral do Congresso será "reforçar a identidade e o compromisso missionário Ad gentes, além-fronteiras da Igreja na América, para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com atenção particular às periferias do mundo de hoje".

Quatro Linhas Temáticas

O CAM-V terá seu desenvolvimento transcorrido em torno dos quatro eixos ou linhas temáticas:

Evangelho - Porque aquilo que o missionário anuncia nasce deste primeiro contato com o Evangelho e retorna a ele como fonte que dinamiza a sua vida cotidiana.

Alegria - Fruto da experiência do encontro pessoal com Cristo.

Comunhão e reconciliação - A finalidade principal da evangelização e da ação missionária da Igreja é alcançar a comunhão do homem com Deus e dos homens entre si.

Missão e profecia- mandado confiado por Jesus aos Apóstolos de serem suas "testemunhas".

Levar a Boa Nova às periferias geográficas e existenciais

Em uma nota distribuída pelos promotores do evento, o Pe. Alejandro Marina, diretor do Centro Missionário Maryknoll, afirma que: "para quem trabalha no campo da formação missionária, estes temas falam de uma profunda espiritualidade e convidam a promover processos de transformação missionária em nossas Igrejas locais".

Ele afirma também que "As realidades de nossos tempos são muitas: crise ecológica, violência familiar, feminicídio, corrupção, droga, guerras, tráfico de seres humanos".

E o missionário ainda salienta que "Devemos chegar às periferias geográficas e existenciais destas realidades para levar a Boa Nova".

E isto porque, continua ele, como afirma o Documento de Aparecida (n. 362), "A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente".

Opção missionária capaz de transformar tudo

"Como reacender em nós a dimensão profética da nossa fé que recebemos como missão no batismo? De que modo todo cristão é um agente de comunhão e reconciliação num mundo fragmentado e dilacerado?", pergunta Pe. Alejandro. Ele mesmo responde com palavras da Exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco na: "Sonho uma opção missionária capaz de transformar tudo..."

Sobre isso, o convite distribuído diz sobre o próximo Congresso Missionário Americano (CAM):
"Recuperar a alegria do Evangelho, reavivar a nossa profecia e ser agentes de comunhão e de reconciliação no mundo de hoje".

Fonte: Gaudium Press
TagsCAM

Deixe uma resposta

três × 4 =