Ajudar os jovens a descobrir sua vocação na Igreja e na sociedade

O papa enviou uma mensagem, nesta quinta-feira (28/09), aos membros da Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), reunidos, em Minsk, Belarus.

Por Rádio Vaticano

O papa Francisco enviou uma mensagem, nesta quinta-feira (28/09), assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, aos membros da Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), reunidos, em Minsk, Belarus. O texto foi enviado ao Presidente do CCEE, Cardeal Angelo Bagnasco.

papaejovens1O Santo Padre encoraja os participantes da assembleia a prosseguirem na obra importante de encontrar percursos de colaboração pastoral entre os vários países, valorizando as diversidades e promovendo iniciativas de solidariedade e fraternidade.

O Papa deseja que o encontro ajude a fortalecer os vínculos de unidade e comunhão entre os bispos europeus, dando um impulso corajoso à missão da Igreja na Europa, especialmente a favor dos jovens, a fim de ajudá-los a descobrir, à luz da fé, a própria vocação na comunidade cristã e na sociedade.

Pela primeira vez na história do CCEE, a assembleia se realiza, em Belarus, para encontrar a comunidade local católica e comemorar juntos os 750 anos da primeira menção da cidade de Minsk nas Crônicas primárias, também conhecidas como Crônica de Nestor ou Crônica dos Anos Passados, e os 500 anos da impressão da Bíblia, primeiro livro a ser impresso em língua bielorussa.

No centro dos trabalhos dos bispos o tema dos jovens, em particular, a figura do jovem hoje, suas aspirações, necessidades, medos, expectativas e relações; os desafios que o mundo atual, em contínua mudança, apresenta à Igreja ao pensar a pastoral e propor o Evangelho a essa categoria particular de pessoas que formam o futuro da Igreja.

Depois do simpósio europeu realizado, em março passado, em Barcelona, Espanha, que contou com a presença de bispos e responsáveis da pastoral juvenil, vocacional, escolar e universitária, a Plenária de Minsk é mais um momento de preparação ao próximo Sínodo dos Bispos sobre os jovens que se realizará, no Vaticano, em 2018.

Outro tema central nos trabalhos da plenária é o da Europa, sobretudo, a contribuição e a missão da Igreja na construção da Casa comum europeia. Em Minsk, os presidentes das conferências episcopais se confrontam sobre como anunciar o Evangelho de Cristo na Europa.

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

cinco + 11 =