Fiéis participam de encerramento do Congresso Eucarístico em Belém

Segundo a organização do evento, cerca de 600 mil pessoas participaram das atividades do Congresso.

Por Jornal Floripa

Milhares de fiéis participaram no domingo (21) das celebrações que marcaram o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), realizado desde o dia 15 de agosto em Belém, em homenagem aos 400 anos da cidade. Segundo a organização do evento, cerca de 600 mil pessoas participaram das atividades do Congresso.

logotipo_congressoeucaristicoO evento é realizado desde 1933 no Brasil e voltou a Belém após mais de 60 anos com uma programação que reuniu missas, palestras e apresentações musicais com o objetivo de despertar a reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

A programação de encerramento começou com uma missa na Praça Santuário, que recebeu um grande número de fiéis desde o início da tarde. "A gente fica alegre, muito emocionado de tantas coisas maravilhosas que vem ao nosso encontro e às vezes nós não sabemos aproveitar", disse o aposentado Raimundo Costa.

A missa foi presidida pelo cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolhido pelo Papa Francisco como representante do pontífice no congresso.

Durante a homilia, o cardeal falou sobre os desafios da evangelização na Amazônia. "Uma igreja em saída para ir ao encontro de todos, sim, mas especialmente ir às periferias geográficas e existenciais", disse Dom Cláudio Hummes.

Para o secretário executivo do CEN, Padre Roberto Cavalli, a avaliação é positiva. "Graças a Deus, nós conseguimos realizar tudo que estava previsto com uma grande participação dos fiéis e de todo o clero, tanto o nosso como também o clero que veio de fora para participar", disse Cavalli.

Cerca de 300 bispos de várias regiões do Brasil participaram do evento. "Uma grande graça poder vir lá do sudeste para o norte, para conhecer esse povo todo. Depois, participar de um congresso como este faz com que a gente conheça gente de todo canto e também professe a mesma fé e se sinta alimentado pela mesma eucaristia", celebrou o Padre José Ferreira, da arquidiocese de São Paulo.

"A gente sempre sai daqui levando um pouco de boas experiências, claro, e saudades também", disse o Padre Vaudivino Guimarães, do Santuário Nacional de Aparecida. Após a missa, os fiéis seguiram o Santíssimo Sacramento em uma procissão pelas ruas do centro de Belém.

Moradores do trajeto comemoraram a possibilidade de vivenciar a experiência. "Eu assisti o primeiro congresso que teve aqui em Belém e agora tô assistindo a procissão. Muito bom, ótimo, fiquei feliz em ver tantos jovens. Isso que importa, os jovens", comemorou a aposentada Benedita Cardoso.

A dona de casa Lourdes Menezes acompanhou as atividades do CEN na cidade. "Eu tenho andado pelo Mangueirão, pelas igrejas, pedindo para Deus que ilumine a minha casa, meus filhos e o Brasil inteiro", disse a dona de casa, emocionada.

Após mais de uma hora de caminhada em direção à Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, a bênção final aos participantes do evento foi dada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

Fonte: www.jornalfloripa.com.br

Deixe uma resposta

um × dois =