Dom Cláudio Hummes representará Francisco no XVII Congresso Eucarístico Nacional

Por Redação A12

Durante o XVII Congresso Eucarístico Nacional, o papa Francisco será representado pelo arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Cláudio Hummes. O evento ocorrerá de 15 a 21 de agosto de 2016, em comemoração ao IV centenário da evangelização da Amazônia e da fundação da cidade de Belém (PA).

cardeal_hummesO legado pontifício do CEN 2016, cardeal Cláudio Hummes, presidirá as celebrações principais do Congresso e levará a bênção e as palavras do papa Francisco para os participantes do encontro.
Os bispos presentes no evento serão acolhidos nas paróquias da arquidiocese e irão ajudar em algumas celebrações. Os padres irão colaborar na Jornada da Reconciliação, com o Sacramento da Penitência celebrado em todas as comunidades.

As celebrações eucarísticas serão realizadas no Estádio Olímpico do Mangueirão, no Portal da Amazônia, na Catedral da Sé e em outros espaços, além das paróquias da arquidiocese. O congressista receberá um guia com orientações dos locais e horários das missas.

Programação
O Congresso começará no dia 15 de agosto, com a missa solene no Estádio e a acolhida do representante do papa Francisco, cardeal Cláudio Hummes. Entre os dias 16 e 19 de agosto, às 9 horas, haverá missa solene presidida pelos cardeais brasileiros e o núncio Apostólico, na Catedral da Sé.
No dia 16, haverá congressos temáticos, nas regiões pastorais e na Basílica de Nazaré, com os seguintes temas: "Catequese e Eucaristia", na região Menino Deus; "Evangelização e Eucaristia", na região São João Batista; "Caridade e Eucaristia", na região São Vicente de Paulo; "O Mistério do sofrimento e a Eucaristia", na região Santa Cruz; "Família e Eucaristia", na região Sant'Ana; "Juventude e Eucaristia", na região Santa Maria Goretti; "Maria, Mulher Eucarística", na basílica de Nazaré.

Está prevista, ainda, no dia 17, missa com moradores de rua, na catedral. No final da tarde, no Portal da Amazônia, terá a chegada da Procissão Eucarística fluvial. Na quinta-feira, 18, no Estádio, haverá primeira comunhão das crianças da arquidiocese e celebração da Família. Na Sexta-feira, 19, missa com a Juventude e, no sábado, 20, Jornada da Reconciliação. Todos os bispos presidem missa no sábado, 20.

Fonte: www.a12.com

Deixe uma resposta

12 − seis =