Formação Missionária para seminaristas intensifica Igreja em saída

Formise Nacional tem se revelado uma oportunidade para intensificar a reflexão, avaliar a caminhada, partilhar experiências e propor novos rumos da formação missionária dos seminaristas e presbíteros.

Por Assessoria de Imprensa

“A conversão missionária da Igreja e a formação presbiteral”, foram debatidos ao longo da semana passada no 8º Encontro de Formação Missionária para seminaristas (Formise Nacional) realizado em Brasília (DF).

formise2menorAs atividades foram encerraram na manhã do sábado, 9 de julho, com uma missa seguida de avaliação e envio dos 36 seminaristas presentes no curso.

Com a ajuda de assessores, a programação incluiu reflexões sobre a conversão missionária, projeto de Igreja do papa Francisco, missão Ad Gentes, cuidado com a vida no Planeta e a liturgia nas diferentes culturas. Os participantes realizaram ainda debates em grupos, partilhas de experiências missionárias, orações e celebrações.

Coube ao seminarista João Luiz da Silva, coordenador da Comissão Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) apresentar os objetivos e atividades da Comissão, criada em 2015. “Comprometidos com a missão de Jesus Cristo, animar, criar e articular o trabalho dos Comises no Brasil, em sintonia com a Pontifícia União Missionária”. Este é o objetivo da Comissão, formada por um seminarista de cada macrorregião do país. A Comissão se propõe ainda, motivar a criação de Comises nas dioceses, regionais e comunidades religiosas; criar comunhão entre os Comises espalhados pelo Brasil; auxiliar as iniciativas de formação missionária nas dioceses e regionais; e incentivar experiências missionárias para seminaristas.

Para 2017, a proposta é realizar a 1ª Assembleia Nacional de coordenadores regionais de Comises, por ocasião do 9ª Encontro de Formação Nacional, em Brasília (DF). Além disso, os seminaristas já estão projetando o seu 3º Congresso Missionário Nacional, previsto para 2019.

Francisco Ramires Barros Moura é seminarista do 2º ano de teologia na diocese de Picos no Piauí. “Criar uma cultura missionária é o grande apelo e a razão de ser da Igreja. Também, nós, seminaristas, sentimos forte no coração este apelo do Senhor. O 8º Formise Nacional nos ajudou a compreender a verdadeira face da missão, que não é um momento instante ou um evento, mas uma postura de vida”, avalia o seminarista. Francisco coordena o Comise no Regional Nordeste 4 da CNBB e, a partir dessa formação pretende intensificar o trabalho. “Queremos fortalecer a ação dos nossos Comises para que em nossos seminários, o espírito missionário integre e equilibre todas as dimensões da formação, entendendo que a vocação missionária é anterior à vocação presbiteral”, complementa.

O seminarista Fábio Pereira Borges, do 2º ano de teologia na diocese de Uruaçu (GO) destaca a importância da missão. “Hoje estou ciente de que a missão também é nossa. Percebi isso logo no primeiro dia quando foram explicados os objetivos do curso. A partir desse momento abri-me e deixei-me envolver, para que a conversão missionária atingisse a minha vida. Acredito que a alegria da missão está em servir aqueles que necessitam, mas para isso é necessário sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro”, conta Fábio e manifesta o desejo de cultivar uma espiritualidade missionária e fomentar o mesmo ardor entre seus colegas do seminário.

formise1A missa de ação de graças foi presidida pelo secretário da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, imc, que coordenou o curso. “Não tenham medo, mostrem sempre comprometimento com Jesus Cristo e disponibilidade para a missão”, disse padre Patias ao agradecer o empenho dos seminaristas em acolher a proposta da formação.

Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o Formise Nacional tem se revelado uma oportunidade para intensificar a reflexão, avaliar a caminhada, partilhar experiências e propor novos rumos da formação missionária dos seminaristas e presbíteros.

Fonte: POM

Deixe uma resposta

20 − nove =