Encontro de Jovens em São Paulo aprofunda tema da Campanha Missionária

Mais de 70 jovens participam do segundo Consolar, Encontro organizado pela equipe de Animação Missionária Vocacional dos missionários da Consolata, em São Paulo e aprofundam tema das Campanhas da Fraternidade e Missionária.

Por Victor Mbesi Wafula

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2015 foi realizado um Encontro de Jovens na paróquia São Marcos Evangelista, em São Paulo, capital. Denominado Consolar, o encontro foi o segundo do seu gênero e foi organizado pela equipe de Animação Missionária Vocacional dos missionários da Consolata.

consolar1A finalidade do Encontro foi convidar os jovens a fazer uma experiência profunda da presença misericordiosa de Deus, e da Sua consolação que nos vem por Jesus Cristo. Estiveram presentes 70 jovens, provenientes da Grande São Paulo, dois da paróquia Senhor do Bonfim, Engenheiro Pedreira, Japeri, na diocese de Nova Iguaçu - RJ, e dois da paróquia Nossa Senhora Consolata, Brasília.

Na manhã de sábado foi realizado um momento de oração que seguiu-se à visita a um asilo onde os jovens alegraram os idosos com sua presença e com palavras de consolação, alegria e conforto. Desta forma, o evangelho de Jesus Cristo foi traduzido em gestos concretos de amor, de serviço, de partilha, de solidariedade. Podemos dizer que a Igreja foi ao encontro do outro, levando consigo o rosto sagrado e misericordioso de Jesus e o amor de Pai aos que vivem à margem da sociedade. Internalizado o tema da Campanha da Fraternidade de 2015 “a missão é servir”, os jovens perceberam as várias dimensões e os diversos ângulos a partir dos quais pode-se responder ao dito apelo. A Igreja é por sua natureza missionária e todo cristão tem a missão de viver seu discipulado missionário no seguimento de Jesus.

Num mundo caracterizado pelo materialismo, ganância, indiferença religiosa, egoísmo e mentalidades crescentes de autossuficiência, torna-se uma necessidade urgente a presença amorosa de Jesus no mundo.

Uma reflexão didática e sistemática exposta por Fernando, jovem de São Miguel Paulista, SP, com o tema “Missão é Servir” foi uma riqueza perceptível aos participantes do Consolar 2. Fernando chamou a atenção para a necessidade de sairmos das nossas zonas de conforto, ambientes familiares para irmos ao encontro dos menos favorecidos da sociedade. Afinal, a consolação perpassa pela ternura, pelo amor, perdão, reconciliação, solidariedade e partilha. Mais urgente do que nunca, “o mundo precisa de imitadores de Jesus Cristo”, destacou Fernando. Essa imitação vem justamente a partir do sim que damos no batismo. Pelo batismo, portanto, fomos configurados à pessoa de Jesus, nos tornamos seus semelhantes. Diante de numerosas escolhas que o mundo oferece, o cristão é desafiado a fazer escolhas em prol da vida e de uma sociedade cada vez mais fraterna, justa e de um mundo mais habitável.

Os jovens são chamados a ser sinais proféticos de amor e de paz num mundo assinalado por ódio e pela violência. Para que aconteça essa tão almejada mudança, é indispensável a conversão pessoal. A conversão pessoal, por sua vez, se torna real a partir do nosso encontro com a palavra de Deus que transforma o nosso coração, purifica os nossos sentimentos, modifica os nossos pensamentos, e torna sólida a nossa fé na pessoa de Jesus.

O Encontro também foi marcado pelas visitas missionárias às pessoas menos favorecidas na comunidade Aparecida e seus ambientes. A caminhada foi gratificante para todos os participantes, e serviu para edificar cada um espiritualmente, além da tomada da consciência do desafio da realidade pastoral missionária a qual ainda não está atingida integralmente pela Igreja. O encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo padre Mauro de Cintra Santos, pároco da paróquia de São Marcos Evangelista, e concelebrada por padre Victor Mbesi Wafula, da paróquia Senhor do Bonfim, Engenheiro Pedreira, RJ.

Todos alegres e unidos na mesma fé com o mesmo ideal da Igreja em estado permanente de missão, ficou a cargo de cada um levar e viver a riqueza recebida, com o intuito de uma busca constante e incessante de viver com profundidade o discipulado missionário de Jesus Cristo, anunciando o Evangelho a todos os povos!

Victor Mbesi Wafula, imc, é missionário em Engenheiro Pedreira, RJ.

Deixe uma resposta

oito + 2 =