Laudato Si': a perspectiva sistêmica que atualiza o debate ambiental

Por Márcia Junges e João Vitor Santos

Moema Miranda, diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - Ibase, se debruçou Sobre a encíclica Laudato Si 'e, DEPOIS de PARTICIPAR de Encontro no Vaticano, comemora: "Dois mil apos ano de dualismo, Pela Primeira vez Uma Perspectiva sistêmica e Integrada E afirmada com tanta clareza em hum Documento da Igreja ". Para ELA, E ESSA uma grande novidade do Documento apostólico. E Como abrir Uma Janela Para oxigenar NÃO Só o debate de Causas Ambientais, mas Uma Visão de Mundo. "Abre-se Uma fundamentais e Bem posicionada possibilidade de Diálogo com Abordagens sistêmicas desenvolvidas Pelas chamadas Ciências do Sistema terra, Que envolvem a física, a química, a biologia, Entre Otras", completa, em entrevista concedida por e-mail parágrafo IHU On -line.

O Que Moema chama de Visão sistêmica E materializada na encíclica com que repetidas afirmações de que "Tudo ESTÁ interligado". ISSO permite entendre Que Não Há Uma crise ambiental e Outra social. Ou SEJA, se a terra sofre, Os Pobres São impactados, e vice-versa. "A Terra ferida e Os Pobres despossuídos São protagonistas de Processos de Luta e de Transformação", Destaca. ASSIM, Percebe-se Que o Documento TEM Poder de inspirar NÃO SOMENTE católicos. Isto É credita peso Político parágrafo Laudato Si ", que" apresenta-se Como Documento com Enorme CAPACIDADE de Influenciar o debate e de contribuir parágrafo Ações Mais coordenadas não há enfrentamento das Causas fazer AQUECIMENTO global ", Avalia.

Na entrevista, uma antropóloga also that were aponta Questões deixadas À Margem. Para ELA, há "uma grande e lamentável ausencia na encíclica: Trata-se do papel e do Lugar das Mulheres em debate TODO este Sabemos Bem que a Pobreza TEM Gênero, Raça e Geração as Mulheres estao between como PESSOAS Mais Pobres em Tudo.. O Mundo. São also as Mulheres, especialmente Aquelas Vivendo em Situação de Pobreza, como that pagam o Preço Mais Alto Pelas Mudanças Climáticas that afetam como vidas de SUAS FAMÍLIAS ", Avalia.

Moema Miranda (foto abaixo) E antropóloga, com mestrado e pós-graduação em Antropologia Social cabelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra um Colegiada Direção do Ibase. Participou do Comitê Facilitador da Sociedade Brasileira Civil do Pará a Rio + 20. E Membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Coordena o Projeto "Diálogo dos Povos - Uma Articulação Sul-Sul", com a Participação de Entidades e Redes da América Latina e da África.

Em julho, Participou da CONFERÊNCIA Sobre a encíclica Laudato Si ', intitulada "Como PESSOAS EO Planeta em Primeiro lugar: um imperativo se mudar de rumo". O Encontro Realizado nenhuma Vaticano foi promovido cabelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz Junto com um parágrafo Aliança Internacional das Organizações Católicas o Desenvolvimento - CIDSE.

Confira a entrevista.

IHU On-Line - Qual E uma importancia da encíclica Laudato Si 'na convergencia de esforços parágrafo mitigar como Mudanças Climáticas? Como DEVE Ser um Repercussão da encíclica não Encontro da COP 21, em Dezembro, em Paris?

Moema Miranda - Estamos a poucos meses da COP 21 em Paris. Chega A encíclica Laudato Si '- em TERMOS Políticos - um ritmo de contribuir com o Avanço dos debates Internacionais, Bem Como Nacionais, Sobre as Medidas that devem Ser Tomadas não das Campo Mudanças Climáticas. Como Organizações da sociedade civil, TEM denunciado Como OS Processos Oficiais estao distantes de decisões Relevantes Que alterem o Curso "Que suicida Parece" (LS 55) de aumento do AQUECIMENTO global. Na encíclica, o Papa IDENTIFICA, em consonância com este Entendimento, que "como Cúpulas Mundiais Sobre o Meio Ambiente dos Últimos ano corresponderam NÃO Às Expectativas, Por Que NÃO alcançaram, Por falta de decisão Política, Acordos Ambientais Globais Realmente significativos e eficazes" ( LS 166).

Hoje como Causas Humanas das Mudanças Climáticas, assumidas COM clareza na Laudato total de Si ', TEM aceitação Praticamente consensual between Cientistas e Organizações da sociedade civil. Apesar Disso, OS MECANISMOS Governamentais, Internacionais e Nacionais, parágrafo uma Tomada de decisões efetivas, TEM se demonstrado dramaticamente ineficazes. A causa diretor Encontra-se na captura dos debates Pelos Interesses das Grandes corporações, Que Tem Cada Vez Maior Influência Sobre os Sistemas Políticos.

O Papa, especialmente a Partir da Laudato Si ', assume posição de destaque Uma, Sendo o Único Líder com Expressão internacional um AFIRMAR a necessidade de enfrentar como Causas reais fazem AQUECIMENTO globais, alem de Soluções "superficiais" Indo. Neste contexto, MUITAS das Denúncias e Críticas that VEM Sendo Feitas POR Organizações populares, pastorais e Movimentos Sociais e ambientalistas há anos, ganham Uma Nova Dimensão.

Revelações Pela Visão sistêmica

Pela Crescente Popularidade e Expressão that social, o Papa adquiriu, SUA Intervenção chamara Atenção Pará Aspectos Essenciais: denunciando como "Falsas Soluções" ou como "Soluções superficiais" (LS 54); defendendo PROPOSTAS Que respeitem como "Responsabilidades Comuns porem diferenciadas" (LS 170); considerando um "Dívida Ecológica" dos Países do Norte (LS 51); indicando a necessidade de Superar o Uso de energias fósseis (LS 26); exigindo Que se imponham limites claros AOS Padrões de consumo hegemônicos: "devemos aceitar Um certo decréscimo do consumo nalgumas contraditório do Mundo" (LS 193).

Finalmente, a apresentar Uma encíclica, AO Visão sistêmica ("tudo ESTÁ Ligado com tudo", (LS 16), reconhece que "Não Há Duas crises separadas: Uma ambiental e Outra social; mas Uma unica e Complexa crise socioambiental" (LS 139 ). Este Reconhecimento coincidir com O Que OS Movimentos Sociais tinham afirmado Já não Fórum Social Mundial de 2009, em Belém, Ao denunciar uma "crise de Civilização".

A consequencia Desta Perspectiva E Que, Como Afirma o Papa, "Convém Evitar Uma Concepção mágica do Mercado, Que tende a Pensar Que OS Problemas se resolvem APENAS COM O Crescimento dos Lucros das Empresas UO DOS indivíduos. Será realista Esperar that Quem ESTÁ obcecado com a maximização dos Lucros se detenha a considerar OS Efeitos Ambientais that deixará Às Próximas Gerações? " (LS 190).

Há, portanto, da Perspectiva da encíclica, a necessidade de Superar O Sistema baseado na "cultura do Descarte" (LS 22), O Que implica Uma Revisão profunda do modelo Econômico, Social e hegemônico cultural. A Laudato Si 'apresenta-se, Assim, Como Documento com Enorme CAPACIDADE de Influenciar o debate e de contribuir parágrafo Ações Mais coordenadas não há enfrentamento das Causas fazer AQUECIMENTO global. No entanto, Não devemos Esperar that this SEJA Uma Batalha Fácil! Os oponentes São extremamente poderosos!

IHU On-Line - como está Sendo um Recepção Desse Documento between OS Pesquisadores e ambientalistas? A senhora Participou de Encontros E DISCUSSÕES Sobre o Documento (inclusive sem Vaticano). O Que Tem surgido um Partir dessas DISCUSSÕES?

Moema Miranda - No Começo de julho, em Roma, o Pontifício Conselho de Justiça e Paz [1], em Cooperação com a Coordenação das Agências Católicas para o Desenvolvimento - CIDSE, organizou hum Importante Seminário Sobre a encíclica. Contou com a presence de Approximatif 180 PESSOAS De Mais de 20 Países. Entre Éles, Organizações ambientalistas, Movimentos populares e pastorais Sociais. A avalição Comum Sobre a encíclica foi extremamente positiva. Naomi Klein [2], ativista e jornalista canadense, Por Exemplo, Disse que "ágora o Vaticano elevou o Nível do debate", Abrindo possiblidades de avanços efetivos NAS DISCUSSÕES Sobre clima.

Mary Robinson [3] afirmou que "uma encíclica E MUITO Melhor do Que esperávamos". Pablo Solón [4], reconhecido ambientalista boliviano, escreveu: "uma encíclica Sobre o Cuidado da Casa Comum e Um Chamado a reconhecer Que todos somos parte de Uma Família eA universal viver em Comunidade com Nossa Madre Terra" [5]. Estas Opiniões, Comuns Ao representante da Via Campesina [6] eA Outros Líderes PRESENTES, indicam uma Avaliação positiva that uma encíclica VEM Encontrando na sociedade civil organizada. Dúvidas SEM, Isto se desen Ao Fato de Que ELA efetivamente recolhe inúmeras das Perspectivas e PROPOSTAS Elaboradas Ao Longo de ano de Mobilização e Luta.

O Papa promoveu hum Primeiro Encontro com Movimentos Sociais em julho do ano Passado. De: Não foi hum Encontro banal. Percebe-se claramente that houve Escuta Uma Séria e respeitosa da voz, Tantas vezes silenciada, criminalizada, perseguida OU desqualificada dos that lutamos Por Um "Outro Mundo Possível".

Ausencia feminina

No entanto, foi identificada Uma grande e lamentável ausencia na encíclica: Trata-se do papel e fazer debate lugar das Mulheres em TODO este. Sabemos Bem que a Pobreza TEM Gênero, Raça e Geração. As Mulheres estao between como PESSOAS Mais Pobres em Todo o Mundo. São also as Mulheres, especialmente Aquelas Vivendo em Situação de Pobreza, como that pagam o Preço Mais Alto Pelas Mudanças Climáticas that afetam como vidas de SUAS FAMÍLIAS. A ELAS cabe extra-Trabalho when há Problemas com a Água, uma terra, o aumento das Doenças, Entre Tantos Outros Efeitos.

São as Mulheres Ativas militantes nsa Movimentos Sociais e Ambientais, Sociais NAS pastorais, NAS Organizações populares e de base. Como feministas, camponesas, Indígenas, quilombolas, moradoras de favelas, Jovens artistas, Entre Tantas Otras, estao organizadas. Elas defendem Direitos, PROPOSTAS formulam. E UMA grande pena that SUA voz, seu papel essencial NAS Lutas socioambientais e vitimização SUA NÃO tenham Sido evidenciadas e valorizadas na encíclica.

IHU On-Line - Quais Em Aspectos Esse Documento papal Dialoga e problematiza como principais constatações e concepções Científicas e antropológicas de Nosso tempo? Em Que Medida uma encíclica question e problematiza o antropocentrismo that caracteriza a vida na Terra?

Moema Miranda - A encíclica Laudato Si 'é histórica POR SEUS Aspectos de muitos. Certamente, Entre estes, Destaca-se o Fato de Ser O Primeiro Documento Pontifício um adotar Uma Perspectiva sistêmica, holística, Como Chamou Roberto Malvezzi Atenção [7], da Comissão Pastoral da Terra - CPT [8]. Apos Dois mil ano de dualismo, Pela Primeira vez Uma Perspectiva sistêmica e Integrada E afirmada com tanta clareza em hum Documento da Igreja: "tudo ESTÁ interligado com tudo" (LS 16). É de grande importancia, Neste SENTIDO, o Paragrafo 98:.. "Jesus vivia em plena harmonia com a Criação [...] de: Não Se apresentava Como hum asceta separado do Mundo OU Inimigo das Coisas aprazíveis da Vida [...] Encontrava -Se longe das Filosofias that desprezavam O Corpo, uma Matéria e como Realidades Deste Mundo. todavía, AO Longo da História, Estes dualismos combalidos tiveram Notável Influência nalguns pensadores cristãos e desfiguraram o Evangelho. " (Grifo da Entrevistada)

A DAI partir, abre-se Uma fundamentais e Bem posicionada possibilidade de Diálogo com Abordagens sistêmicas desenvolvidas Pelas chamadas Ciências do Sistema terra, Que envolvem a física, a química, a biologia, Entre Otras. Já na Introdução da encíclica, o Papa Afirma Seu "Objectivo de assumir Os Melhores frutos da Pesquisa Científica atualmente available, deixar-se tocar POR ELA em profundidade e dar concreta de base Uma Ao Percurso ético e espiritual seguido." (LS 15)

Crítica tecnociência uma

Por Lado Outro, uma encíclica apresenta Uma dura Crítica à "tecnociência", Quando Aliada AOS Interesses Financeiros e de Mercado: "Que é Preciso reconhecer OS Produtos da Técnica Não São neutros, Porque CRIAM Uma trama that acaba POR condicionar OS Estilos de vida e orientam como Possibilidades Sociais na Linha opções dos Interesses de determinados grupos de Poder. Certas, that parecem Puramente Instrumentais, na Realidade São opções Sobre o tipo de vida social, Que se pretende desenvolver. " (LS 107)

Partindo destas premissas, a Si Laudato 'desafia o lugar that comumente atribuímos à especie humana na cultura Ocidental. Ao adotar Uma Perspectiva sistêmica, reconhece that somos parte da Comunidade da vida:. "Nos mesmos somos terra (. Cf. Gn 2, 7) O Nosso Corpo e constituido Pelos Elementos do planeta; o Seu ar permite-nsa respirar, SUA eA Água vivifica-SOE e restaura-nos. " (LS 2)

Um sistêmica Inspiração Sustenta um Explicita Crítica AO "antropocentrismo" exacerbado e A desmedida Relação Humana OS COM Bens Comuns. O antropocentrismo E identificado Como UMA das principais Causas do aumento da Pobreza, Bem Como da crise ambiental, em TODAS SUAS como Dimensões. Also Laudato Si 'comprises A Crítica Ao antropocentrismo do Ponto de vista teológico e espiritual.

Perspectiva espiritual

No entanto, reconhece Que, embora hegemônica, ESTA Perspectiva Não É Compartilhada POR todos. Identifica, Por Um Lado, na espiritualidade de São Francisco de Assis Uma ruptura significativa com o modelo dominante. São Francisco NÃO DEVE Ser compreendido Como hum romântico, Amante dos Lobos e dos Passarinhos. Sua espiritualidade inspira a "fraternidade universal" como consequencia do valor intrínseco do Reconhecimento de Todas quanto Criaturas. A Natureza, or O Mundo Criado, Não Tem valor APENAS USO cabelo that definimos a Partir dos Interesses Humanos, mas em si São valiosos e, tal como, Cuidados devem ser.

Mais AINDA, uma espiritualidade franciscana Combina grande Respeito POR Todos Os Seres Humanos com um MESMA atitude em Relação à Criação: "a bis Pobreza austeridade de São Francisco NÃO ERAM UM Simplesmente ascetismo exterior, mas algo de Mais radical: Uma Renúncia uma Fazer da Realidade hum mero Objecto de uso e Domínio ". (LS 11) A Encíclia reconhece, Por Outro Lado, that MUITAS Culturas Indígenas negam e resistem Ao antropocentrismo utilitarista e, Isto É POR, OS Povos Indígenas assumem protagonismo na Defesa de SEUS Territórios Frente ao Avanço do capital social e da mercantilização da vida. Nesse SENTIDO, vale a pena ler com especial Atenção o Paragrafo 146.

Finalmente, Mas Não Menos Importante, Ao adotar uma Perspectiva sistêmica, uma encíclica reconhece a Terra Como Ser vivente, criatura Que se Expressa, e NÃO APENAS fonte inerte de "recursos naturais", AO dispôr do Ser Humano. ASSIM, Afirma Que a Terra, "esta Irma, clama contra o mal Que LHE provocamos POR causa do USO irresponsável e fazer abuso dos Bens Que Deus Nela colocou. Crescemos A pensar Que éramos SEUS proprietários e dominadores, Autorizados a saqueá-la." (LS 3, grifo da Entrevistada). A voz da terra, Somada à voz dos Pobres, se Torna fonte de Denúncia das injustiças um hum ritmo Ambientais e Sociais do modelo hegemônico de Desenvolvimento. A "Profecia da terra" reassumir lugar de destaque. A Terra ferida e Os Pobres despossuídos São protagonistas de Processos de Luta e de Transformação.

IHU On-Line - Em Que Medida o debate suscitado Pela encíclica e As Descobertas Científicas Que demonstram uma Mudança climática apontam para à necessidade de se Repensar o paradigma fazer Vivemos Progresso soluço o qua?

Moema Miranda - Considero um that Maior dificuldade para à Adoção de Medidas efetivas em relaçao Ao AQUECIMENTO global, eA Outros Aspectos dramáticos da crise socioambiental, esta no Fato De que SUAS Origens, o SUA raiz, se SITUA no Coração do modelo de Desenvolvimento Capitalista. A lógica do Crescimento Econômico ilimitado em hum planeta limitado E, inegavelmente, "suicida". O Consenso Científico em Relação Às Ações Humanas Como Fator diretor fazer AQUECIMENTO mundial foi atingido com Enorme Disputa. Como ativistas e estudiosos indicaram, como Grandes corporações lideram lobbies extremante fortes parágrafo desqualificar quanto Pesquisas Científicas e alcançaram grande Êxito. Hoje, SEGUNDO como Pesquisas de Opinião, a Maior parte dos Americanos que sejam considerados that o AQUECIMENTO inverdade E UMA global.

Com limites de Todos os, Relatórios OS fazer IPCC [9] Que vinculam Ação humana e AQUECIMENTO ganharam global, Ao Longo dos anos, Consistencia e CONTAM COM Apoio Quase absoluto da Comunidade Científica. A encíclica assumir de forma clara e explicita este Entendimento: há hum Sistema Econômico e gera that cultural, simultaneamente e de forma interligada, à Pobreza extrema de muitos eA Riqueza de poucos; Que Produz Desigualdade e Concentração de Riqueza e Poder; Que degrada e destroi o ambiente e como condições de vida Sobre a Terra. Este Sistema se baseia em Uma "cultura do Descartes" e supõe Que a Natureza SEJA mera fonte de Recursos um Ser utilizada de forma irresponsável e sem cuidado Pela parte da Humanidade beneficiada. Portanto, "há Vencedores e vencidos NÃO Só between OS Países, mas also Dentro dos Países Pobres, Onde se devem identificar como Diferentes Responsabilidades." (LS176)

Em Distintos momentos e com ênfases Específicas, um Encíclia subscreve Uma Leitura Crítica do Crescimento Econômico Como sinónimo de Progresso e, de hum Ponto de vista profundo Mais, cultural e espiritual, Afirma com lucidez: "se reconhecermos o valor eA fragilidade da Natureza e, Ao MESMO tempo, como Capacidades Que o Criador deu nsa, Isto permite-nsa Acabar com o mito Hoje moderno do Progresso ilimitado material. Um Mundo frágil, com hum Ser Humano a quem de Deus confia o cuidado fazer MESMO, interpela um parágrafo reconhecer Nossa Inteligência Como deveremos Orientar, cultivar e limitar O Nosso Poder. "(LS 78)

IHU On-Line - Quais Aspectos soluço é Preciso Pensar em se Responsabilidades diferenciadas e historicamente definidas between OS Países? À partir da divulgação Desse Documento, em that Aspectos OS Países ricos São diretamente incitados a Agir de Modo diferente em TERMOS de modelo de Produção e Desenvolvimento?

Moema Miranda - A Partir fazer that foi dito Até aquí, Podemos perceber JÁ Como o Papa IDENTIFICA como Responsabilidades diferenciadas dos Países do Sul e do Norte da nas Causas fazer AQUECIMENTO global. No entanto, sabemos that de o principio das "Responsabilidades Comuns, mas diferenciadas", consagrado a Partir da Rio 1992 [10], nenhum marco da Convenção-Quadro da Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima [11] (UNFCCC, parágrafo um inglês sigla em ), Esta soluço forte ataque NAS negociações Internacionais Sobre clima.

Neste SENTIDO, presta Uma Enorme Contribuição debate Ao Laudato um Si ', Ao reafirmar e reconhecer, não Paragrafo 170: "É Verdade Que há Responsabilidades Comuns, mas diferenciadas, cabelo simples Motivo - Como disseram OS Bispos da Bolívia - que" OS Países that were Beneficiados Por Um alto grau de industrialização, à Duma Custa énorme Emissão de gases com Efeito de Estufa, TEM Maior Responsabilidade em contribuir para à Solução dos Problemas Que causaram "Ao assumir. em hum Documento Pontifício uma declaração dos Bispos da Bolívia, país that desempenhou papel Relevante nsa debates Internacionais, o Papa contribui, sem Dúvida, Para Que OS governos dos Países do Sul fortalecidos Sejam nsa debates Internacionais.

O contraponto com como Responsabilidades de dos Países do Norte E parte Desta MESMA lógica. São chamados um Ocupar Um Lugar de Maior Responsabilidade. Como foi afirmado anteriormente, Isto implica alterações Profundas NÃO APENAS nsa Padrões Políticos, mas em Formas de vida marcadas cabelo sobreconsumo, cabelo acúmulo e cabelo Desperdício, O Que implica NÃO APENAS OS governos, mas also uma parte privilegiada da População dos Países do Norte.

O Papa reconhece um Gravidade dos Desafios:. "A Política NÃO DEVE submétrico-se à Economia, e ESTA NÃO DEVE submétrico-se AOS ditames e Ao paradigma eficientista da tecnocracia não Pensando Bem Comum, Hoje precisamos imperiosamente that a Economia Política ea, em Diálogo, se coloquem decididamente um Serviço da vida, especialmente da vida humana. A Salvação dos Bancos a todo o Custo, Fazendo Pagar o Preço a População, sem uma firme decisão de rever e reformar o Sistema Inteiro, reafirma hum dominio absoluto da finança that Não Tem Futuro E até poderá Gerar Novas crises DEPOIS duma longa, custosa e aparente cura ". (LS 189)

IHU On-Line - Em that SENTIDO se PODE Dizer Que Uma Mudança de modelo de Desenvolvimento passa longe das Grandes decisões Econômicas e Financeiras, relegando o tema ambiental hum um plano secundário? Nessa lógica, Como E Possível se contrapor Ao poderio Financeiro das corporações e do Mercado Como hum todo, that Terminais POR sobrepujar decisões e Políticas, Por conseguinte, há posturas com cuidado a vida na Terra?

Moema Miranda - Os Movimentos Sociais e Ambientais em Todo o Mundo TEM denunciado de forma contundente e Dramática Como uma hipertrofia do Mercado, subordinando Todas quanto Dimensões da Vida Económica, Social e cultural, dos Desejos e Sonhos, E nociva e desruptiva. A encíclica nsa permite aprofundar A Crítica Ao modelo, na MESMA Direção, acrescentando Aspectos IMPORTANTES. "E fundamentais O PROBLEMA (...) AINDA Mais profundo:. o Modo Como Realmente a Humanidade assumiu um Tecnologia EO Seu Desenvolvimento juntamente com hum paradigma homogéneo e unidimensional Neste paradigma, Uma sobressai Concepção do Sujeito that progressivamente, No processo lógico-racionais , comprises é Assim se apropria do Objeto Que se Encontra fóruns. Um tal Sujeito DESENVOLVE-se Ao estabelecer o Método Científico com uma SUA Experimentação, that Já explicitamente E Uma Técnica de posse, Domínio e Transformação. E Como se o tivesse Sujeito A SUA Frente a Realidade informe Totalmente available parágrafo um Manipulação ". (LS 106)

Por Tudo Que foi Exposto, FICA Claro Que NÃO PODE SE Esperar that como Empresas UO o Mercado Sejam capazes de se autolimitar. A captura dos Sistemas Políticos Pelos Interesses fazer de capital aumentam AINDA Mais OS PRESENTES Desafios. This lógica domina tanto nsa Planos Nacionais Quanto na Dimensão internacional, NAS Cúpulas Governamentais e nenhuma ONU Sistema.

Cultura do Consumo

A encíclica, não entanto, alerta also Pará Aspectos Que se vinculam Ao Padrão de Desejo de consumo, hegemônico no planeta. Afirma o Papa:. "A Consciência da Gravidade da crise cultural e ecológica Precisa Traduzir-se em Novos Hábitos Muitos estao cientes de that NÃO basta O Progresso eA real mera Acumulação de objectos OU prazeres parágrafo dar SENTIDO e alegria Ao Coração humano, Mas Não se sentem capazes de renunciar Aquilo Que o Mercado lhes oferece ". (LS 209, grifo da Entrevistada)

This Percepção implica nenhuma that chama de "Revolução cultural", Aliada à necessidade de "Conversão ecológica". Em Países Onde parte imensa da População ESTÁ submetida uma Padrões indignos de Pobreza, há Que Lutar ativamente Para Que todos tenham Acesso a TODOS OS DIREITOS EA condições de vida digna. No entanto, o aumento do consumo - EO Desejo de consumo - DEVE ter limites.

Limites - Palavra Que o Mercado odeia, Porque o atinge no Coração - Que se impõem Por Um Lado, Pela Própria Natureza limitada do planeta. Mas that also limites se vinculam à Valorização de Uma Perspectiva Antropológica multidimensional. O e Papa, a Neste SENTIDO, profético e desafiante: "A sobriedade, vivida Livre e conscientemente, E de: Não se Trata de menos vida, NEM vida de baixa intensity libertadora; E Precisamente o Contrário (...) A felicidade Exige sabre.. limitar algumas das Necessidades Que nsa entorpecem, permanecendo ASSIM available Pará como multiplas Possibilidades Que a vida oferece ". (LS 223).

Encíclica em Movimento

E A encíclica Laudato Si ', sem Dúvida, um Documento um Ser lido, relido, meditado. Acredito Que Será tanto Mais impactante Quanto Mais apropriada para Pelos Movimentos Sociais, Ambientais, pastorais, comunidades e POR Todos Os Que lutam Por Um mundo de Justiça e paz. Ela permite e Exige Processos profundos that implicam na Nossa Relação com o Mundo, com Uma Dimensão Pessoal, that considero incontornável. Finalmente, Estimula that this SEJA Uma Caminhada Cheia de Esperança: ". Caminhemos cantando; that As Nossas Lutas eA Nossa Preocupação POR este planeta NÃO nsa Tirem a alegria da Esperança" (LS 244). Que ASSIM SEJA!

Notas:

[1] O Pontifício Conselho Justiça e Paz (Pontificium Consilium de Iustitia et Pace): Organismo da Cúria Romana Que Tem em vista Fazer com que no Mundo Sejam promovidas à Justiça eA paz, Segundo o Evangelho eA Doutrina social da Igreja. Aprofunda a Doutrina social da Igreja, empenhando-se Por Que ELA SEJA amplamente difundida e posta em Prática Junto dos indivíduos e das comunidades, especialmente não Que se, comunique Às Relações Entre Operários e Empresários, um Fim de estarem Cada Vez Mais impregnadas do Espírito fazer Evangelho. Recolhe notícias e Resultados de Pesquisas Sobre a Justiça eA paz, Sobre O Progresso dos Povos e como violações dos Direitos Humanos, Avalia-os e, SEGUNDO uma Oportunidade, comunica AOS Organismos episcopais como Conclusões deduzidas. AINDA favorece como Relações com Associações Católicas Internacionais como e com Otras Instituições Católicas NÃO, Que se empenham Pela Afirmação dos Valores da Justiça e da Paz no Mundo. (Nota da IHU On-Line)

[2] Naomi Klein (1970): jornalista, escritora e ativista canadense. A Carreira de escritora de Klein começou com contribuições Ao jornal The Varsity na Universidade de Toronto, escrevia Sobre feminismo. Em 2000 publicou nenhum logotipo (in english Sem Logo - A Tirania das Marcas em Um Planeta Vendido), parágrafo Que muitos se transformou em Um manifesto do Movimento antiglobalização. O livro Traz Efeitos Negativos da cultura consumista e como pressões impostas de Grandes Empresas Sobre SEUS Trabalhadores. Em 2002 Cercas Publica e Windows (in english Cercas e Janelas), Uma Coleção de Materias escrita por ELA Sobre o Movimento antiglobalização no Mundo Como Movimento zapatista e Os protestos contra OMC e FMI. Em 2004 Klein EO Marido Avi Lewis fizeram hum Documentário Chamado O Tome Onde CONTAM Sobre os Trabalhadores Autónomos na Argentina. Klein escreve regularmente also parágrafo OS Jornais The Nation, In These Times, Canadá do The Globe and Mail, esta revista e The Guardian. Em outubro de 2005 Esteve em 11ª lugar na enquete Sobre os intelectuais de 2005 promovida Pela Revista Prospect. (Nota da IHU On-Line)

[3] Mary Robinson (1944): Política irlandesa. Entre OS ano de 1969 a 1989 Participou da Câmara Alta do Parlamento e, em 1988, foi co-fundadora do Centro Irlandês Pará como Leis européias. Nos Anos 1990 foi eleita presidente da Republica da Irlanda, SENDO uma mulher eA Primeira Primeira personalisdade de Esquerda um Ocupar o cargo. Comissária da ONU parágrafo OS Direitos Humanos, Mary Robinson fundou uma EGI (Iniciativa Ética Global). (Nota da IHU On-Line). Helmut Schmidt (1918): economista e ex-político do Partido Social-Democrata (SPD) Alemão, desde 1946. FOI Chanceler da Alemanha de 1974 a 1982, o tendão atuado Como ministro de Relações Exteriores. (Nota da IHU On-Line). Shimon Peres (1923): Político israelense. Primeiro-ministro foi de periodos Israel nsa de 1984, uma 1986 e 1995, um 1996, e co-Fundador do Partido Trabalhista israelense, em 1968. Em junho de 2007 foi eleito presidente de Israel. (Nota da IHU On-Line)

[4] Pablo Solón Romero: Embaixador foi fazer Estado Plurinacional da Bolívia junto a Organização das Nações Unidas a Partir de fevereiro de 2009, uma julho de 2011. Ele e O Filho fazer Famoso boliviano Walter Solón Romero muralista Gonzáles. Atualmente Diretor Executivo da E Focus on the Global South, com sede em Bangkok. (Nota da IHU On-Line)

[5] Em Artigo publicado no Boletim Tunapa, n. 98, da Fundação Solón, distribuido sem Encontro (Nota da Entrevistada)

[6] Via Campesina: Organização internacional de camponeses Composta POR Movimentos Sociais e Organizações de todo o Mundo. Um visto Organização articular OS PROCESSOS de Mobilização de dos Povos sociais do campo em Nível internacional. (Nota da IHU On-Line)

[7] Roberto Malvezzi - "Gogó" (1953): Graduado em Estudos Sociais e em Filosofia Pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em São Paulo. E tambem graduado em Teologia cabelo Instituto Teológico de São Paulo. Em janeiro de 1980, incorporou-se Pastorais Sociais NAS da Diocese de Juazeiro, tendão Sido Coordenador Nacional pelos Approximatif SEIS ano da Comissão Pastoral da Terra - CPT. Lutou contra o regime militar, na Defesa dos DIREITOS das Populações realocadas em Razão da barragem de Sobradinho, na Luta Pela convivência com o semiárido. E escritor e compositor. (Nota da IHU On-Line)

[8] Comissão Pastoral da Terra (CPT): Órgão da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, vinculado à Comissao Episcopal parágrafo o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e surgido em 22 de junho de 1975, Durante o Encontro de Pastoral da Amazônia, convocado Pela CNBB e Realizado em Goiânia. (Nota da IHU On-Line)

[9] IPCC - Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática: Órgão das Nações Unidas Responsável POR Produzir INFORMAÇÕES Científicas em Três Relatórios that São divulgados periodicamente desde 1988. ósmio Relatórios baseados São nd Revisão de Pesquisas de 2.500 Cientistas de todo o Mundo. O Documento divulgado cabelo IPCC em fevereiro de 2007 afirmou that OS Homens São OS Responsáveis ​​cabelo AQUECIMENTO global. Sobre o tema, uma IHU On-Line nº 215 produziu Uma edição especial, intitulada Estamos no barco MESMO. E com enjoo. Anotações Sobre o Relatório do IPCC. O Sítio do IHU TEM dado Ampla cobertura Ao tema. Sem endereco Eletrônico (www.ihu.unisinos.br), PODEM Ser acessadas Entrevistas Sobre o ASSUNTO. (Nota da IHU On-Line)

[10] Conferencia das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento: Encontro Realizado between Os Dias 3 e 14 de junho de 1992, na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O evento, that ficou Conhecido como ECO-92 OU Rio-92, fez hum Balanço tanto dos Problemas existentes Quanto dos Progressos Realizados, e elaborou Documentos IMPORTANTES that continuam Sendo Referência Pará como DISCUSSÕES Ambientais. (Nota da IHU On-Line)

[11] Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre a Mudança do Clima: E UM TRATADO internacional that foi resultado da Conferencia das Nações Unidas Para o Meio Ambiente EO Desenvolvimento, informalmente conhecida Como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. O TRATADO NÃO fixou, inicialmente, limites obrigatórios Pará como emissões de gases de Efeito Estufa e NÃO continha disposições coercitivas. Em vez Disso, garantia disposições parágrafo atualizações (chamados "Protocolos"), Que deveriam CRIAR limites obrigatórios de emissões, dos Quais O Mais conhecido E o Protocolo de Quioto. (Nota da IHU On-Line)

Deixe uma resposta

dez + catorze =