Inscrições para o Encontro Nacional da Pastoral do Turismo vão até dia 25

CNBB

Após envio de convite aos bispos de todo o país para a indicação de um representante que participe do Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe as inscrições para o evento até o dia 25 de agosto. Com o tema "Turismo, caminhos de evangelização", a formação acontecerá em Brasília (DF), de 11 a 13 de setembro.

O objetivo do encontro é refletir sobre o caminho de evangelização realizado pela Pastoral e motivar as dioceses na criação de uma estrutura própria de atuação nos meios turísticos. "Este encontro quer ser, em primeiro lugar, um momento de reflexão e de encaminhamentos para a organização de uma Pastoral do Turismo nas bases, em cada diocese do Brasil", explica o arcebispo de Maringá (PR) e referencial para a Pastoral, dom Anuar Battisti.

Na pauta do evento, estão programadas uma análise de conjuntura do turismo no Brasil, o resgate histórico do tema com fundamentação eclesial, destacando os documentos da Igreja que norteiam o trabalho pastoral nos locais e com os diversos protagonistas do turismo.

Outro assunto abordado no Encontro Nacional da Pastoral do Turismo é a afirmação de compromissos assumidos durante o I Congresso de Pastorais da Mobilidade Humana, realizado no Panamá, no mês de maio. Na ocasião, os agentes das Pastorais do Migrante, do Turismo, dos Itinerantes e do Apostolado do Mar buscaram fortalecer a defesa e a promoção da vida, os direitos e a dignidade dos envolvidos em situação de mobilidade.

O texto final do Congresso afirma que a Pastoral da Mobilidade Humana tem a missão de Evangelizar o mundo do turismo para colaborar na construção do diálogo cultural e religioso, no respeito às comunidades locais e ao entorno ecológico, na denúncia da exploração sexual e na defesa e promoção dos direitos dos atores do turismo, que de acordo com a Igreja são os turistas e peregrinos; os trabalhadores do turismo; e as comunidades que acolhem os visitantes.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

um × 4 =