Missionários preparam-se para trabalhar em Angola

Diamantino Antunes

O primeiro grupo de missionários da Consolata destinados para abrir a nova missão em Angola encontra-se em Moçambique para um período de conhecimento recíproco e de estudo da realidade sóciopolítica e religiosa em Angola. Foram escolhidos três missionários jovens: padre Sylvestre Ogutu, queniano, padre Fredy Perez, colombiano, e o padre Dani Gonzalez, venezuelano. A partida para Angola está prevista para o próximo mês de agosto.

Os estudos para a abertura da presença dos Missionários da Consolata em Angola iniciaram-se em 2010. A atenção, inicialmente, fixou-se na periferia urbana em torno da capital Luanda, onde se concentram cerca de cinco milhões de pessoas. Para a abertura da primeira Missão foi escolhida a jovem diocese de Viana. Fundada no início do século XX por António Viana, agulheiro dos caminhos de ferro, Viana fica a 30 quilômetros de Luanda.

Esta pacata vila do tempo colonial assistiu nos últimos anos a transformações radicais e desordenadas que mudaram a realidade econômica e social local. Hoje é uma cidade dormitório dominada pela economia informal, onde fervilha uma população que já ronda quase dois milhões de habitantes e onde grandes estruturas estão implantadas, como o novo aeroporto internacional de Luanda, o estádio nacional de futebol, o campus da Universidade Nacional.

A diocese de Viana foi criada em 2007 e cobre uma superfície de 17.206 km2 e totaliza 500 mil católicos. Do ponto vista religioso, conta com 170 comunidades cristãs, nove paróquias e oito escolas católicas. O capuchinho português, Joaquim Ferreira Lopes, é o bispo diocesano desde a criação da diocese.

Os Missionários da Consolata irão em princípio assumir a responsabilidade de uma comunidade cristã pertencente à paróquia da Santíssima Trindade, na periferia de Viana. Aqui poderão acompanhar a comunidade na sua caminhada de fé e de esperança, sobretudo sendo uma presença de consolação entre os mais pobres.

Fonte: Fátima Missionária

Deixe uma resposta

19 − dezoito =