As tentações de Jesus são também as nossas

Joaquim Gonçalves

Quem somos? Para onde vamos? O que nos espera? O que vale pena fazer? E o amanhã...

- Sem Deus, não sei o que sou, nem sei quem são os outros.
- sem Deus, não sei para onde vou.
- sem Deus, tudo é mistério, Deus e eu também.
- sem Deus, meu amanhã não tem rosto nem lugar. Será um nada!

O ser humano moderno pensa que "sem Deus" tudo pode; pode fazer de tudo o que deseja, que gosta, quando quer...sem ficar devendo nada a ninguém. As tentações são sempre as mesmas: poder, ter, dominar para sentir-se livre e feliz ...
Paulo chegou à conclusão, depois de perseguições e tentações: "Tudo posso naquele que me fortalece..". (Fl. 4,13)

Temos a certeza de que somos pó; apenas um pozinho diante da grandeza do universo. Queres ser alguém, ser alguma coisa de grande que não deixe rastos negativos na história, no "outro"? Transforma teu pó em caridade, amor, gratuidade ... e serás grande. Mergulha no silêncio do teu EU para entenderes o que é grande.
Deixa-te moldar como o barro nas mãos do oleiro pela sabedoria do Espírito Santo, transmitido pela Palavra vivida, e poderás vir a ser uma obra prima de arte, um SANTO. Ninguém consegue ser tornar santo se não sair de si. Sai da tua escuridão!

Jesus saiu, foi para o deserto para começar a Missão a que veio. Quando saíres de ti, vais ter a sensação de estar num deserto, sem ser visto por ninguém. Mas se perseverares e saíres de verdade, não queiras ficar no casulo do teu eterno EU. Se saíres de verdade, perceberás que tua vida é que nem mel na colmeia da abelha. O mel que dá sabor à tua vida e à do outro e a cera que servirá para ser queimada suavemente gerando uma luz humilde e transparente.
Sai de ti, desce de tua montanha. Se escutares o Deus verdadeiro, ele te manda descer em silêncio, na espera da passagem pela cruz. Pula para o outro lado, o do outro, do diferente. Se pulares, teu pó se transformará em rocha sem coração de pedra, mas de carne.
Procura trabalhar tua vida nesta quaresma como uma abelha trabalha na colmeia comum, sem colocar seu mel separado. Busca o pólen na Palavra de Deus e olha para os traficados, os escravizados e injustiçados. Leva para eles um pouco de mel.
Sábado santo acenderás a vela da tua vida ressuscitada e o mel vai ser partilhado em missão com todos teus irmãos como fez Jesus.
Joca, quaresma de 2014

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezesseis − 7 =