Seminaristas da Consolata renovam Consagração a Deus

Rosa Clara Franzoi

No último domingo, 11 de novembro, no Seminário Teológico dos Missionários da Consolata, Ipiranga, SP, aconteceu algo que não é muito frequente em nossos dias: 18 jovens renovaram a sua Consagração a Deus. Este grupo é constituído por dois de Uganda, nove do Quênia, quatro da República do Congo, um da África do Sul, um da Tanzânia e um da Venezuela. Além da renovação da Consagração, alguns receberam os ministérios de Leitorado e Acolitado. Estes jovens estudam teologia e estão fazendo uma caminhada de formação rumo ao sacerdócio na vida missionária. No semblante e olhar dos 18 percebia-se muita paz, serenidade e convicção. Para nós que participamos do ato, isto demonstrou que o que fizeram foi feito com plena liberdade.

Presidiu a celebração o Superior Regional dos Missionários da Consolata, Monsenhor Elio Rama, recentemente nomeado bispo por Bento XVI para a diocese de Pinheiro, MA, e cuja Ordenação Episcopal será dia 30 de dezembro de 2012, na Comunidade São Marcos, no bairro Pedra Branca, SP, pela imposição das mãos do cardeal dom Odilo Pedro Scherer. Concelebraram os padres Francisco Pacco, reitor do seminário, Joaquim Gonçalves, diretor da revista Missões e Calil Sequeira que veio de Buri, SP, uma paróquia na qual alguns seminaristas desenvolvem sua pastoral-missionária nos finais de semana.

A celebração, preparada no espaço da garagem do Seminário, caracterizou-se pela sobriedade e beleza, com muita gente participando: amigos e vizinhos, um coral de crianças e adolescentes cantando os cânticos litúrgicos, irmãs e leigos da Consolata, religiosas e seminaristas de outras Congregações. Todos quantos estávamos ali, expressamos o nosso louvor e gratidão a Deus pelas maravilhas realizadas e que vai continuar realizando na vida e no coração destes jovens. Na realidade, somente pela força e graça de Deus isto pode acontecer na vida de jovens que respiram os ares de um mundo onde não faltam atrativos e seduções para seguir por outros caminhos. Mas este testemunho vem confirmar que, não obstante tudo, ainda hoje, quando impera no mundo um individualismo gritante, o valor da doação total a Deus e a busca do bem dos outros não morreu. Significa, que o ‘Amor Maior' ainda plenifica o ser humano, ainda tem sentido e ainda há quem se deixa atrair por ele.

Uma existência transfigurada pelos conselhos evangélicos é ao mesmo tempo um testemunho profético e silencioso e um protesto eloquente contra um mundo que supervaloriza o ter e o poder.... É testemunho que se manifesta, não só na eficácia do serviço, mas, sobretudo, na capacidade de tornar-se solidário com quem sofre partilhando a vida. O testemunho destes jovens, não vai passar despercebido porque deixa marcas na memória de alguém. "As palavras convencem, mas o exemplo arrasta".

Fonte: Rosa Clara Franzoi / Revista Missões

Deixe uma resposta

12 − três =