Assembleia ampliada do Laicato do Brasil marcou o encerramento do Ano Jubilar

Reinaldo Oliveira / Comissão de Comunicação do CNLB-Sul1

A Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, ampliada com a participação do Levante do Laicato Jovem do Estado de São Paulo, realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convivência das Irmãs Agostinianas, em Jundiaí/SP, teve como tema "Olhar o passado com gratidão e o futuro com esperança", e o objetivo de avaliar a caminhada do laicato no CNLB-Sul1, identificar desafios para superar as dificuldades atuais, e marcou também o encerramento do Ano Jubilar pelos 25 anos de atuação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Sul 1, no Estado de São Paulo.

Na abertura no dia 9, com a acolhida dos leigos, leigas e jovens, pelo presidente do CNLB-Sul 1, Luiz Antonio Ferreira, predominou o clima de fraternidade ocorrido durante toda a Assembléia, que teve a participação de representantes de mais de 20 Dioceses do Estado de São Paulo e das Organizações Filiadas (Movimentos, Pastorais e Associações), bem com da vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schuini.

Os trabalhos do dia 10, teve pela manhã, a presença do Bispo Dom Vicente Costa - da Diocese de Jundiaí, que transmitiu mensagem de incentivos aos participantes da Assembléia e comunicou a todos a boa notícia da instalação do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jundiaí. Outra boa notícia aos participantes da Assembléia, foi sobre a rearticulação do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Presidente Prudente.

A noite em Sessão Solene aconteceu a apresentação do histórico da atuação do CNLB-Sul 1, nestes 25 anos e uma emocionante homenagem a àqueles leigos e leigas que estiveram na caminhada durante estes 25 anos.
No dia 11, os trabalhos de encerramento da Assembléia contou com a presença de Dom Milton Kenan Junior - Bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Sul 1, que após a celebração eucarística participou de parte da Assembléia, onde transmitiu informações de relevante importância para o CNLB-Sul 1.

De acordo com o presidente do CNLB-Sul 1, Luiz Antonio Ferreira, foi bastante gratificante a realização da Assembléia que marcou avanços importantes nas ações e no protagonismo de leigos e leigas do Estado de São Paulo, da participação de dezenas jovens que com muita alegria refletiram o tema "Ecologia e Sustentabilidade", que teve como assessores o teólogo anglicano Daniel Souza e da coordenadora de Projetos Juventude e Meio Ambiente, Deyse Brumatti. Desta reflexão foram pontuadas algumas ações como a conscientização nas comunidades sobre a importância do Laicato para as pastorais e movimentos juvenis, fomentar as discussões do grupo na rede social facebook, realizar um fórum de discussões todo primeiro domingo de cada mês via facebook, com a participação de jovens convidados e confirmação de participação nas próximas assembléias. A próxima Assembleia Geral será realizada em março de 2013.

Fonte: Reinaldo Oliveira / Revista Missões

Deixe uma resposta

dezesseis + dezessete =