Superior da Consolata é nomeado bispo

Revista Missões

Na manhã desta quarta-feira, 17 de outubro, a Santa Sé anunciou oficialmente a nomeação do novo bispo de Pinheiro (MA). Trata-se do padre Elio Rama, superior provincial do Instituto Missões Consolata (IMC). A nomeação ocorreu após o papa Bento XVI acolher o pedido de renúncia de dom Ricardo Pedro Paglia, por motivo de idade, conforme prevê o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Padre Elio nasceu em 28 de outubro de 1953, na localidade de Rocinha, município de Tucunduva, RS, filho de João Rama e de Justina Fiorentini Rama. Cursou os estudos primários em Rocinha, e em 1967 ingressou no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Três de Maio, cursando o ginásio no Colégio Pio XII.

Em 1972 foi para o Seminário São José, em Erexim, também no Rio Grande do Sul, onde cursou o Científico no Colégio Mantovani.

Em 1975 veio para São Paulo, SP, sempre como aluno do Instituto Missões Consolata, onde cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Em 1977, fez o Noviciado em Aparecida de São Manuel. Em 1979 foi enviado a Roma, no Seminário Maior do Instituto Missões Consolata, onde cursou Teologia e se especializou em Missiologia na Universidade Urbaniana. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1984, na Paróquia Imaculada Conceição, em Três de Maio, RS.

Em fevereiro de 1985 foi para Moçambique. Destinado à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vilankulos, assumiu também as Paróquias de Santa Ana de Maimelane e São José de Mapinhane, onde foi pároco até outubro de 1992. Neste mesmo ano foi destinado a Nampula, para assumir a direção do Seminário do Segundo Grau dos Missionários da Consolata.

Em 1996 foi eleito superior regional em Moçambique, sendo reeleito para novo mandato três anos depois. Em agosto de 2002 foi destinado ao Brasil para trabalhar como reitor e formador no Seminário Teológico, Ipiranga, SP, e contemporaneamente foi Capelão das Irmãs Servas do Santíssimo Sacramento.

Em 2009 foi para Cascavel, PR, onde assumiu a direção do Centro de Animação Missionária e Vocacional, sendo ao mesmo tempo vigário paroquial da Paróquia São Paulo. Em 2010, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Penha, Jardim Peri, São Paulo. Em setembro de 2011 foi eleitor Superior dos Missionários da Consolata da Província do Brasil, cargo que exercia até ser nomeado bispo pelo papa Bento XVI.

Fonte: www.revistamissoes.org.br

Deixe uma resposta

20 − três =