O professor e seu papel frente às novas tecnologias

Rosemary de Ross *

No dia 15 de outubro comemoramos o dia do professor. Essa data foi criada no ano de 1827, quando D. Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de "Escolas de Primeiras Letras". Esse decreto falava sobre a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

No ano de 1947 - 120 anos após o referido decreto - ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A comemoração dessa data começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia e também traçar novos rumos para o próximo ano. A comemoração foi um sucesso e espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682/63. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Aproveitamos a comemoração dessa importante data, para levantar alguns questionamentos sobre as novas tecnologias que invadem as salas de aulas:
- Qual é o papel do professor frente às novas tecnologias que estão sendo utilizadas como suporte às aulas presenciais, semipresenciais, para os cursos tradicionais e cursos à distância?
- As metodologias de ensino e as práticas educativas mudaram muito nos últimos anos. Diante desta realidade, novas competências serão necessárias. Mas e o professor? Ele quer mudar? Acha necessário adequar-se às mudanças? Consegue interagir de forma satisfatória com os alunos da era da tecnologia?

Será que as mídias e as tecnologias são recursos que podem fazer diferença no ensino? Certamente que sim, uma vez que tornam as aulas mais atrativas, dinâmicas e motivadoras.

A escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos, investir em estratégias e recursos de ensino, precisa ampliar sua comunicação a partir de novas linguagens, para que haja maior sintonia entre professor-aluno. A linguagem escrita, como forma prioritária de comunicação, perdeu muito espaço, visto que a linguagem das mídias repletas de imagens, sons e movimentos, atraem bem mais os jovens e as crianças que dominam com facilidade as novas tecnologias. O aluno precisa ir para a escola e encontrar no professor alguém que o ajude a interpretar, relacionar e contextualizar as informações que recebe, esclarecendo suas dúvidas.

Estamos diante de uma nova realidade educacional, onde surge a figura do professor como "educomunicador", e diante deste novo perfil, o professor deve congregar as funções de educador e comunicador, não ficando limitado às formas tradicionais de ensino, que devido ao advento das novas tecnologias deixa de ser restrita ao âmbito escolar. Para se transformar neste "novo" profissional, o professor enfrenta muitos desafios, entre eles, estudar sempre, trocar experiências com outros colegas, buscar desenvolver as suas habilidades beneficiando-se da presença das novas tecnologias e fazendo uso delas, para mediar o conhecimento e levar benefícios para os seus alunos.

As mídias e as novas tecnologias não vieram para substituir o professor, mas para serem aliadas na construção de uma nova comunicação entre professor-aluno e não devem ser vistas como oposição aos métodos convencionais de educação, mas devem ser integradas aos mesmos, para que o processo educacional seja enriquecido e seja resgatada nos alunos a motivação pelo aprendizado, contribuindo até mesmo para a redução da evasão escolar.

* Rosemary de Ross é formada em Letras e cursou Teologia para Leigos. Reside em Pato Branco - Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança.
Livros: "Uma mensagem por dia, o ano todo" (Paulinas Editora) e "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia" (Paulinas Editora). É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.

 

 

 

Fonte: www.rosemaryross.com.br

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