Vereadores de Itupeva recebem cartilha sobre Orientações Diocesanas de Fé e Política

Reinaldo Oliveira

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itupeva realizada no dia 3 de abril, os vereadores receberam a cartilha Orientações Diocesanas de Fé e Política editada pela Diocese de Jundiaí. Durante a sessão ao ter a palavra franqueada, o agente da Pastoral Fé e Política - Reinaldo Oliveira, dirigiu palavras ao presidente - vereador Carlos Alberto Nunes da Silva, aos Senhores Vereadores e público presente, informando que a cartilha é um trabalho desenvolvido pela Diocese de Jundiaí, e que tanto a Igreja como a política têm a missão de promover o bem comum e o desenvolvimento da vida.

Contudo a Igreja não faz política partidária, não defende um partido ou outro, nem um candidato ou outro. Defende sim, princípios éticos como o respeito à vida em todas as suas etapas, desde a fecundação até o declínio natural. Considera a atividade política um serviço e não uma profissão e que os agentes políticos realizem o bem comum, acima de interesses e benefícios particulares. Defende ainda uma adequada relação entre a Igreja e o Estado, caracterizada pelo respeito e mútua colaboração, reconhecendo a justa atribuição que a Igreja tem de formar a consciência de seus fiéis.

A cartilha tem a finalidade de orientar o Clero e os fiéis leigos sobre o dever cívico, mas deixa claro que o exercício de mandatos eletivos compete aos leigos e não ao Clero. Ela também incentiva e recomenda a participação na vida política do Município, Estado e País. Devido ao mau uso da política, por alguns agentes políticos, muitos pensam que ela é suja e que o cristão não deve se meter em política. Porém não é possível esperar que a política se torne limpa para depois participar dela. O cristão deve colaborar neste processo de limpeza e por isso as pessoas de bem, éticas e sérias são incentivadas a participar da vida política. O agente encerrou sua participação informando que também o Poder Executivo está recebendo a cartilha, recomendou a sua leitura, que as pessoas façam parte deste processo e juntas possam promover a boa, honesta e justa política.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

três × três =