Nova Direção Regional dos missionários da Consolata no Brasil toma posse

Jaime C. Patias

Uma celebração eucarística realizada na capela do Centro Missionário José Allamano, em São Paulo, marcou nesta quinta-feira (29), a posse da nova Direção Regional do Instituto Missões Consolata no Brasil. Eleita pela Assembleia da congregação na última sexta-feira (23), a Direção Regional tem como Superior o padre Elio Rama, 57, e Vice-Superior o padre Moisés Facchini, 64. Os padres Giovanni Crippa, 52, Jaime Antônio Díaz Cadavid, 64, e Cláudio Cobalchini, 59, compõem o Conselho.

O novo Superior agradeceu a Direção precedente na pessoa do padre Lírio Girardi e demais membros do Conselho, pelos trabalhos realizados durante o mandato. Saudou a presença do padre Aquileo Fiorentini, que esteve à frente do Instituto em Roma, por 12 anos, como Conselheiro e Superior Geral. Padre Aquileo está de passagem por São Paulo acompanhado pelo padre Michelangelo Piovano que também participou da celebração.

"Não caminhamos sozinhos", afirmou padre Elio dirigindo-se aos seus missionários. "Na medida em que abrirmos o nosso coração e nossa mente à Palavra de Deus, teremos uma luz que clareia e nos encoraja para enfrentar os desafios", sublinhou. Recordando a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, o padre Superior fez um apelo para que cada um se deixe guiar, acompanhar e fortalecer por Deus. "Na nossa Assembleia e no retiro, refletimos sobre o nosso futuro, tendo em mente também o passado e o presente. Vemos muitos desafios, mas podemos enfrentá-los na medida em que cada um abrir seu coração a Deus com disponibilidade para realizar a Missão", afirmou fazendo um apelo à conversão. "Vimos isso durante a nossa Assembleia e ouvimos as propostas do XII Capítulo Geral que pediu mudança e coragem para mudar o que for necessário. Isso virá através do nosso testemunho, da caridade, da humildade, num espírito de oração, na Eucaristia, na escuta da Palavra e com Maria. Que o Senhor nos ilumine e os santos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel nos protejam na caminhada", concluiu o padre Superior.

Em seguida, padre Elio Rama e padre Moisés Facchini fizeram a profissão de fé, e os demais membros do Conselho juraram fidelidade à Igreja e ao Instituto Missões Consolata, no desempenho de suas funções. A nova Direção Regional conduzirá a Congregação no Brasil nos próximos três anos.

Os missionários da Consolata chegaram ao Brasil em 1937 e hoje contam com cerca de 50 membros de várias nacionalidades atuando nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Além disso, no Seminário Teológico Internacional encontram-se 18 seminaristas provenientes de seis países.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

19 + treze =