Planejamento familiar e aborto são temas tratados pelo Simpósio de Bioética durante XVI Congresso Eucarístico Nacional

Jaime C. Patias, em Brasília

Os Simpósios de Teologia e Bioética, que ocorreram hoje, dia 14, até às 18h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães foram os principais destaques nas atividades do segundo dia do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, que teve início nesta quinta-feira, 13, com uma Jornada Sacerdotal.

As duas últimas conferências do primeiro dia do Simpósio de Bioética, abordaram o planejamento familiar e o aborto. As palestras foram feitas pela Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira e a Dra. Ieda Therezinha Verreschi, médica pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Endocrinologia e doutorado em Farmacologia pela Federal de São Paulo.

"Filhos Dom ou Direito" foi o tema abordado na conferência da Dra. Ieda que começar a reflexão, definindo o significado das duas palavras. "O dom é uma dádiva, um dote natural, um presente de Deus. Já o direito é algo correto, que provém da justiça", explicou a médica que é membro da Comissão de Bioética da CNBB. A professora também relatou sobre a fecundação, a reprodução assistida e o aborto.

Um relatório produzido pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) contém dados surpreendentes sobre o perfil das mulheres que abortam no país. De acordo com o documento "Aborto e saúde pública: 20 anos de pesquisas no Brasil", divulgado em 2008, pelo menos 3,7 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos realizaram aborto. Ou seja, 7,2% das mulheres em idade reprodutiva.

É a primeira vez que acontece o Simpósio de Bioética durante uma edição do Congresso Eucarístico. Abordando temas como aborto, planejamento familiar, cuidados no final da vida e valor da sexualidade, a atividade pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos nos trabalhos pastorais.

Durante a noite, acontecem 122 Celebrações Eucarísticas presididas pelos bispos do Brasil nas várias paróquias da Arquidiocese de Brasília.

Fonte: Revista Missões no CEN 2010

Deixe uma resposta

6 + 4 =