Não haverá Natal na Venezuela e no mundo se não apostarmos na Vida

Fides

"Não haverá Natal na Venezuela se não apostarmos na Vida" é o tema de uma reflexão que o Superior dos Missionários da Consolata na Venezuela, padre Lisandro Rivas, enviou à Fides, e da qual reproduzimos a seguir alguns trechos. "O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz, aqueles que habitavam a terra tenebrosa foram inundados pela luz (cfr Isaías 9,1). Este povo é agora a Venezuela, é o mundo de hoje, que avança se m parar, movido e atingido pelas ideologias do materialismo, do consumismo, do capitalismo, do hedonismo, do relativismo moral e ético, etc.

No fundo do ser humano ficou grande vazio, onde a morte, a violação dos direitos humanos, a destruição do universo, a impunidade, a injustiça, a mentira, a violência, a intolerância, os sequestros, os roubos e os homicídios ganham mais força minuto após minuto. Parece que o mal predomina sobre o bem, a morte sobre a vida, o príncipe das trevas sobre o Deus da vida. Mas toda esta força do mal se torna fraca e é eliminada na medida em que permitimos ao Deus da luz, ao Deus de Venezuela e do mundo, morar no meio de nós, habitar o coração de todos os venezuelanos, em cada casa, na sociedade e no mundo,... Porque o nosso Deus veio para nos dar a vida, e vida em abundância (cfr Jo. 10,10).

O Natal é renovar a aliança com Deus, que dá a vida, é encontrar-se no outro, tornar-se solidário com os mais pobres e os excluídos da nossa sociedade, é abrir as portas do nosso coração, das nossas casas, das nossas comunidades e, ao mesmo tempo, afastar as trevas e a morte e dar espaço ao sol, que é Jesus Cristo, que vem do alto, para guiar os nossos passos e caminhar cada dia pela via da justiça e da paz".

Fonte: Fides

Deixe uma resposta

20 − 8 =