Nova Encíclica do Papa sobre Meio Ambiente será publicada dia 18

Rádio Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou ontem, quinta-feira, 04, que a data da publicação da próxima Encíclica de Francisco sobre a ecologia será no dia 18 de junho. Proximamente, a Sala de Imprensa informará a modalidade com a qual a Encíclica será apresentada ao público e o título oficial do documento.

Antes da Semana Santa, no início de abril, o Papa Francisco reduziu seu ritmo de trabalho para se dedicar à revisão da última versão de sua Encíclica. O documento vai abordar as questões do cuidado com a Criação, da ecologia humana e da proteção do meio ambiente.

Anúncio

No dia 15 de janeiro, no voo de volta do Sri Lanka e Filipinas, o Pontífice anunciou aos jornalistas que o acompanhavam que dedicaria a última semana de março a este importante documento: "Se tudo der certo, a Encíclica poderá ser publicada em junho ou julho. O importante é que haja tempo entre a publicação e a Cúpula de Paris, em dezembro, para que possam ocorrer contribuições", explicou.

"É preciso cuidar da Terra para evitar sua autodestruição", disse Francisco à comunidade internacional em novembro de 2014, durante a II Conferência sobre Nutrição da FAO, realizada em Roma. Em tuíte publicado sobre o tema, denunciou que "a questão ecológica é vital para a sobrevivência dos seres humanos e tem uma dimensão moral que atinge a todos".

Esta será a primeira Encíclica a ser escrita exclusivamente pelo Papa Francisco, pois a primeira ("Lumen Fidei", ou "Luz da Fé"), havia sido preparada por Bento XVI, antes de renunciar em 2013, e redigida a quatro mãos.

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

15 − dez =