Então, é Natal!

Maria Regina Canhos Vicentin *

Mais um Natal se aproxima. Começo a fazer o balanço de 2009. O cansaço toma conta de mim neste final de ano. Bom, nada diferente dos anos anteriores, pois nesta época trabalho dobrado para poder tirar alguns dias de férias. Olho ao redor e vejo rostos tristes e preocupados. Não sabem se terão dinheiro suficiente para os presentes que desejam comprar para si mesmos e para as pessoas queridas. As ofertas são muitas e o dinheiro é curto. Ser feliz hoje é ter um carro novo, uma roupa de griffe, um perfume importado, um celular que reúne TV, rádio FM, MP3 player, câmera fotográfica, GPS, entre outras funções. Quem não tem tudo isso sofre demasiadamente, deixa de ser feliz. A tristeza é não ter. Que pena! Ficamos reféns do consumismo exacerbado.

Paralelo a isso, Jesus vai nascer novamente. Imagino que diante do progresso ele deveria nascer em Dubai. Mas não, nosso Deus menino tornará a nascer na estrebaria de Belém. Por que será? Por que será que Jesus vai insistir em nascer na pobreza quando hoje em dia até catador de papelão tem parabólica e celular? Penso que Ele quer nos ensinar algo. Talvez que a felicidade do homem não resida naquilo que possui, mas naquilo que é. Nunca se viu tanta gente informatizada e ao mesmo tempo tão desinformada acerca do que é realmente essencial. O amor é essencial. A fé é essencial. A esperança é essencial. A saúde é essencial. Muitas outras coisas são supérfluas e desnecessárias. Não trazem felicidade e ainda criam angústias e contas para pagar. Um minuto de euforia e meses de desilusão. Jesus menino é simples, despojado do material. Posses não asseguram alegria e bem estar.

Então, é Natal! E com o que vamos ocupar nossas mentes? Preparativos para a ceia, presentes, decoração? E que dizer de nosso próprio coração, berço onde o Senhor procura abrigo e calor? Está desocupado, limpo, arrumado? Está preparado para receber o Amor? Talvez estejamos com o peito abarrotado de coisas: sujeira, angústia, insatisfação, rancor, mágoa, decepção. Vamos fazer uma faxina e contabilizar nossos acertos e erros em 2009, implementando mudanças positivas para o próximo ano.

Eu desejo muita luz para todos nós. Que ela sirva como farol para guiar nossos passos em direção ao melhor caminho. Que todos tenhamos uma nova oportunidade para rever conceitos e atitudes. Que Jesus menino nos encoraje a assumirmos posturas cada vez mais éticas, sem nos preocuparmos com os que estão na contra mão de direção, caminhando rumo ao abismo. Que possamos fazer um bom uso de nosso livre arbítrio e que o Criador tenha misericórdia de nossos erros. Finalizando, que tenhamos todos um feliz e santo Natal, cheio das bênçãos de Deus!

* Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é psicóloga e escritora.

Deixe uma resposta

cinco × dois =