A Missão em 2008

Daniel Lagni*

Iniciamos 2008 com grandes iniciativas para o aprofundamento da consciência e prática missionária da Igreja no Brasil. Será um ano marcado por dois grandes eventos: o 2° Congresso Missionário Nacional, de 1° a 4 de maio, em Aparecida, SP, e o 3° Congresso Missionário Americano-8° Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 3-Comla 8), de 12 a 17 de agosto, em Quito (Equador).

À luz do Documento de Aparecida, avaliaremos, primeiramente, a caminhada missionária no nosso país, e depois levaremos nossas contribuições para todo o Continente Americano, ao evento do Equador. Em conseqüência de toda esta movimentação pela conscientização do nosso compromisso missionário de batizados, espera-se um crescimento da atuação da Igreja no Brasil em favor da evangelização do mundo inteiro. Está em jogo nossa maior consciência e abertura à Missão universal, além-fronteiras e "ad gentes". Ainda estamos muito presos ao nosso conceito e mundo missionário doméstico, local, no máximo nacional. É hora de olhar, pensar mais longe. O mundo, a humanidade é o nosso campo missionário.

O Brasil recebeu muito ao longo da sua história, graças à doação e ao testemunho de incontáveis missionários e missionárias provenientes de outros países, sobretudo da Europa e do norte do nosso Continente. Agora é a nossa vez de partir e anunciar Jesus Cristo aos cerca de 4 bilhões de homens e mulheres do planeta que não conhecem o Evangelho, não sabem da paternidade e da proximidade de Deus. Temos o dever de dar, abrir-nos, enviando missionários para além de nossos contextos geográficos.

O apelo missionário é dirigido a todos e cada um de nós. Que o Espírito Santo, Protagonista da Missão, nos guie neste propósito!

* Pe. Daniel Lagni Diretor Nacional das POM do Brasil e presidente executivo do 2º Congresso Missionário Nacional.

Deixe uma resposta

cinco × 1 =