CNBB reunida em Aparecida

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza sua 61ª Assembleia, de 10 a 19 de abril.

Por Assessoria de Imprensa

Na última quarta-feira, 10 de abril, teve início em Aparecida, SP, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Pela manhã houve a celebração da Santa Missa de abertura marcando o início de um importante encontro eclesiástico. Sob a presidência do Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, a celebração com Laudes começou às 7h, congregando os membros do episcopado brasileiro.

Durante a homilia, Dom Jaime destacou na mensagem central o amor divino, citando as palavras do Evangelho: “De tal modo Deus amou o mundo…”. Ele enfatizou a importância deste amor, expresso no sacrifício de Jesus Cristo. “O amor de Deus parece loucura! Amou-nos de tal modo que deu o seu Filho Unigênito”, declarou Dom Jaime, ressaltando o sacrifício de Cristo na Cruz.

Ao abordar os desafios contemporâneos, o presidente da CNBB convidou a todos para enxergarem as situações cotidianas com a luz de Deus. “É fundamental não nos deixarmos consumir por iniciativas pragmáticas”, alertando a necessidade de colocar Jesus Cristo no centro de todas as atividades.

Logo em seguida, às 9h, no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), teve lugar a sessão abertura da Assembleia. Neste evento, a presidência da CNBB compartilhou o Relatório Anual de Atividades, conforme estipulado pelo Regimento da entidade. Este relatório abrange as ações, agendas e compromissos realizados no período compreendido entre a assembleia anterior e a atual, destacando-se as atividades da Presidência da CNBB, no período de maio de 2023 a abril de 2024.

O relatório, dividido em seis blocos temáticos – gestão eclesial, CNBB Solidariedade, relações institucionais e governamentais, pronunciamentos e visitas oficiais, comissões episcopais e Colégio Pio Brasileiro – apresenta um panorama abrangente das atividades desenvolvidas pela CNBB no último ano. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

A 61ª Assembleia Geral da CNBB promete ser um espaço de reflexão, diálogo e discernimento, reunindo os líderes da Igreja Católica no Brasil para discutir os desafios e perspectivas para a evangelização e o serviço pastoral no Brasil.

Com informações da CNBB | CNBB Leste 2

Deixe uma resposta

3 × 5 =