Papa nomeia brasileiro como bispo auxiliar do Patriarcado de Jerusalém

Há anos na Custódia da Terra Santa e atual vigário episcopal para o Chipre, Frei Bruno Varriano será ordenado bispo e manterá sua missão na ilha europeia.

Por CN, com Santa Sé e Patriarcado Latino de Jerusalém

Um padre brasileiro será o novo bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém. Nesta terça-feira, 9, a Santa Sé anunciou a nomeação do frei Bruno Varriano, OFM, para a missão.

Nascido em Anápolis (GO), o franciscano serviu por muitos anos no Oriente Médio, após ingressar na Custódia da Terra Santa. Atualmente, é o vigário episcopal para o Chipre. Com a nomeação, ele será ordenado bispo e seguirá com sua missão como vigário para a ilha europeia.

Em nota divulgada no site oficial do Patriarcado, o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, anunciou “com alegria e gratidão” a nomeação do frei Bruno Varriano. “Em nome de todo o Patriarcado Latino, desejo as maiores felicidades ao bispo eleito e, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Panaghia Kikotyssa, invoco sobre ele a bênção de Deus Todo-Poderoso”, escreveu.

Trajetória

Bruno Varriano nasceu em 25 de setembro de 1971, em Anápolis. Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, foi ordenado sacerdote em 30 de agosto de 1997, na Arquidiocese de Campobasso, na Itália.

Em 1999, tornou-se um guia de peregrinos após ingressar na Custódia da Terra Santa, e em 2003, fez sua profissão solene dos votos perpétuos. Posteriormente, desempenhou diversas funções: foi membro do Conselho de Formação e Estudos, membro do Discretório e guardião e reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré, entre outras atribuições.

Em agosto de 2022, foi nomeado vigário episcopal para o Chipre, passando a desempenhar esta missão em dezembro do mesmo ano.

Frei Bruno Varriano também tem um doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana, além de outras especializações. Pela Editora Canção Nova, é autor dos livros “Na Escola de Nazaré: tornando Sagrada a minha família” (2015), “O Bom Mestre de Nazaré: com o coração humano nos amou” (2016) e “Maria: Mãe da humanidade” (2018). Também é apresentador do programa “Na Escola de Nazaré”, transmitido pela TV Canção Nova.

Fonte: Canção Nova

Deixe uma resposta

catorze + 18 =