Aniversários dos Institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata

Instituto Missões Consolata (IMC) completa 123 anos e Missionárias da Consolata (MC), 114 anos.

Por Redação

No dia 29 de janeiro de 2024, celebramos o aniversário do Instituto Missões Consolata (IMC), que completa notáveis 123 anos de vida e missão. Paralelamente, também comemoramos os 114 anos da Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata (MC). Essas instituições, fundamentadas em um legado de devoção e serviço, têm desempenhado um papel crucial na promoção da fé e da missão ao redor do mundo.

O IMC teve sua origem em 1901, sendo fundado pelo Bem-aventurado José Allamano nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora Consolata, em Turim, Itália. Ao longo dos anos, o Instituto expandiu suas fronteiras, transformando-se em uma entidade internacional e multicultural.

Os primeiros quatro missionários enviados pelo Fundador embarcaram em uma jornada histórica de Turim ao Quênia, na África, em 8 de maio de 1902. No dia 29 de junho do mesmo ano, inauguraram a primeira missão em Tuthu, na região do povo kikuyu. Sob a proteção da Consolata e guiados pelo carisma da missão Ad Gentes, o Instituto prosperou e se multiplicou.

Padre José Allamano também deixou um legado duradouro ao fundar, em 29 de janeiro de 1910, a Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata (MC), compartilhando o mesmo carisma missionário.

Atualmente, o IMC conta com 950 missionários, incluindo padres, irmãos e bispos, provenientes de 23 países. As irmãs missionárias, que desempenham um papel vital na expansão da missão, somam cerca de 550. Ambas as congregações estão presentes em 28 países da Europa, África, América e Ásia, espalhando os princípios e valores que norteiam sua missão.

Neste aniversário significativo, celebramos não apenas o tempo decorrido, mas também os inúmeros corações tocados e vidas transformadas pela dedicação incansável desses missionários. Que o legado do IMC e da Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata continue a inspirar e iluminar o caminho da missão e serviço ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

19 + 12 =