"Inteligências Artificiais e Paz": Tema para o Dia Mundial da Paz de 2024

Papa Francisco escolhe "Inteligências Artificiais e Paz" como foco do Dia Mundial da Paz 2024, instando ao diálogo sobre o uso ético e responsável das novas tecnologias. Líder religioso destaca a importância de evitar violência e discriminação, visando servir à humanidade e à proteção do planeta.

Por Redação

O Papa Francisco anunciou hoje, 08, o tema para o Dia Mundial da Paz de 2024, marcado para o dia 1º de janeiro. Sob o título "Inteligências Artificiais e Paz", o líder da Igreja Católica expressou sua preocupação sobre os impactos crescentes das tecnologias de inteligência artificial na sociedade e convocou a reflexão sobre seu significado e responsabilidade ética.

O anúncio foi feito através de um comunicado divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, responsável por promover a justiça social e a dignidade humana. O progresso notável alcançado no campo da inteligência artificial tem gerado profundas mudanças nas esferas pessoal, social, política e econômica. Diante desse cenário, o Papa Francisco destacou a importância de um "diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias", que estão repletas de potencial disruptivo e efeitos ambivalentes.

O Pontífice enfatizou a necessidade de um uso responsável das inteligências artificiais, a fim de evitar a propagação de lógicas de violência e discriminação. Ele alertou para a urgência de orientar o desenvolvimento e a utilização dessas tecnologias em benefício da humanidade e da proteção do nosso planeta, que ele chamou de "nossa casa comum". O Papa ressaltou que injustiças e desigualdades podem resultar em conflitos, reforçando a importância de uma reflexão ética que se estenda à educação e ao direito.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destacou, em sua declaração, a necessidade de proteger a dignidade de cada pessoa e promover uma fraternidade aberta a toda a família humana como condições essenciais para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz global.

O tema "Inteligências Artificiais e Paz" para o Dia Mundial da Paz de 2024 reflete a contínua preocupação do Papa Francisco com os avanços tecnológicos e seu impacto na sociedade, bem como seu compromisso em promover um mundo mais justo, harmonioso e pacífico. A escolha desse tema incentiva a reflexão global sobre o papel da inteligência artificial no futuro da humanidade e o necessário equilíbrio entre inovação tecnológica e valores humanos fundamentais.

Com Informações de Vatican News

Deixe uma resposta

18 + onze =