Conheça o itinerário espiritual que os jovens peregrinos de todo mundo farão até o dia 6 de agosto na JMJ de Lisboa

Desde o dia 30 de julho os jovens estão trilhando um caminho espiritual para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 com o apoio de um itinerário da espiritualidade. De 30 de julho a 6 de agosto, os jovens estão sendo guiados por um itinerário da espiritualidade, desenvolvido a partir do Evangelho da Visitação, que foi a base de todos os eventos, orações e propostas do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Cada dia vai ter um mote (palavra) e um desafio diário – este último inicia-se em 1º de agosto – todos alinhados com o fundamento teológico e as mensagens do Papa Francisco. Confira abaixo:

Prepara-te - Dia 30 de julho

Este é o dia de chegar, de assentar e de cada peregrino preparar-se para o início da semana. “De onde venho?”, “Com quem venho?” e “Para onde caminho?” são as perguntas que cada um dos participantes deve fazer a si próprio. “Neste dia, começo a entrar no ambiente JMJ. Onde estiver, disponho o coração e reconheço a importância de fazer parte deste grande todo.”

A Postos - Dia 31 de julho

Este é o momento para os Peregrinos abrirem as portas do coração e escutarem o que Deus lhes pede nesta JMJ. “O que Deus tem a me dizer nesta semana?”, é o estímulo para todos os jovens. “Hoje escolho abrir as portas do meu coração, com liberdade e prontidão. Dissolvo as barreiras que me impedem de ser verdadeiro para um encontro com Deus e com o próximo.”

Parte - Dia 1º de agosto

“Levantar e começar de novo” é o esperado neste dia. O tão desejado 1º de agosto, que marca o início da JMJ Lisboa 2023, tem “Parte” como a palavra do dia. “Quem sou eu e como venho a esta JMJ? O que trago e o que procuro?” é a provocação para cada um dos jovens que abraça esta grande aventura. “Nestes dias, começo a desenhar o meu caminho aqui – escolho conferências, concertos, teatros, exposições, voluntariado, aquilo que mais mexe comigo.”

Desafio do dia: conhecer e descobrir curiosidades de duas pessoas de nacionalidades diferentes.

Apressa-te - Dia 2 de agosto

Este é o momento para os jovens saírem do sofá e da zona de conforto. “Procuro Jesus com pressa?” e “Onde O posso encontrar?” são as perguntas sobre as quais os peregrinos devem refletir. “Hoje participo ativamente naquilo que o dia tem para oferecer. Tomo consciência da presença de Cristo vivo, procuro o que me faz ter pressa e o que me impede de partir mais rápido.”

Desafio do dia: apressarmo-nos a encontrar Jesus e a visitá-lo em uma igreja.

Alegra-te - Dia 3 de agosto

Descobrir a alegria de ser cristão é o objetivo deste dia. “Neste dia, penso como se concretiza a Fé na minha vida – que implicações tem? Como muda a minha postura perante o outro? Vivo com alegria?”

Desafio do dia: partilhar com alguém o que mais os alegrou ao longo do dia.

Acredita - Dia 4 de agosto

Este dia convoca os jovens a entrar na Fé e não ficar à porta. “Abro as portas a Cristo”, “Deixo-O entrar”. “Tenho medo? De quê?” são questões que os peregrinos são levados a refletir. Hoje quero aprender a abrir a porta a Jesus, sem restrições. O que me faz ter medo de acreditar? O que tenho medo que mude na minha vida?”

Desafio do dia: rezar por uma pessoa que conhecem e que não acredita em Deus.

Agradece - Dia 5 de agosto

Os Peregrinos são chamados a refletir, a reconhecerem-se e agradecerem as graças que lhes chegam de Deus. “Neste dia, quero aprender a rezar, a agradecer, a permanecer em silêncio ao pé de Jesus. Faço-lhe companhia e agradeço tudo o que já vivi.”

Desafio do dia: dar um abraço a quem mais o marcou pelo testemunho que lhe deu durante a semana e a rezar por ele/a.

Levanta-te - Dia 6 de agosto

Os Peregrinos são convidados a pensar no que fica depois do encontro e como vão transformar as suas vidas. “Hoje acabo como comecei – levanto-me e reergo-me com nova vida. Reconheço que sou missionário, chamado a levar a boa nova a todos.”

Desafio do dia: partilhar a experiência desta JMJ com duas pessoas que não a tenham vivido.

Caminho-Espiritual-JMJ-2023

Os jovens brasileiros em Porto, nos “Dias nas Dioceses”

A uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude, 67 mil jovens do mundo fizeram o percurso de animação espiritual e cultural em 17 dioceses portuguesas, na ação conhecida “Dias nas Dioceses. A organização da JMJ 2023 propôs os “Dias nas Dioceses” como um caminho de preparação para os peregrinos e a comunidade anfitriã para a vivência dos dias da Jornada. Os jovens da Pastoral Juvenil do Brasil participaram das atividades na diocese do Porto, no Norte de Portugal e enviaram um vídeo que sintetiza o que foi a experiência. Veja abaixo:

Deixe uma resposta

1 × 5 =