POM lança 5º Congresso Missionário Nacional

Pontifícias Obras Missionárias lançam 5º Congresso Missionário Nacional a ser realizado em Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023.

Por Assessoria de Comunicação da CNBB

A Igreja do Brasil se prepara para viver o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus entre os dias 10 a 15 de novembro de 2023, com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Um Congresso que acontece em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024 em Porto Rico.

5o-Congresso-Missionario-NacionalNo lançamento, realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília, participaram a Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora Nacional das POM, Dom Odelir José Magri, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Ir. Eliane Cordeiro de Souza, presidenta da Confederação dos Religiosos do Brasil (CRB), foi apresentado o objetivo do Congresso: “Impulsionar a missão ad gente nas igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo”.

Um Congresso que “terá um processo de construção”, segundo Dom Odelir José Magri, através do caminho realizado nos 19 regionais da CNBB, a través de cada Conselho Missionário Regional (COMIRE), que deve organizar um Congresso Missionário em cada Regional, “onde será o primeiro momento de tomada de contato, de conhecimento do tema do Congresso”, de aquecimento do coração, segundo o bispo. Dom Odelir insistiu na realidade da Igreja local como sujeito da missão, buscando fazer realidade uma Igreja mais missionária e uma Igreja em saída. Daí, o bispo chamou a somar forças para que a preparação e o próprio Congresso “seja um tempo de graça para toda a Igreja no Brasil”.

Lembrando que “nosso itinerário discipular é da Igreja local até os confins do mundo”, a Presidenta da CRB insistiu em que “nada, nem ninguém fica fora, à margem, se sente excluído”. A Ir. Elaine chamou a “alargar a nossa tenda, um abraço solidário, gerar corresponsabilidade”, destacando que “o que vai qualificar verdadeiramente a nossa missão é o amor, o amor doado”. Daí a necessidade de “fazer-nos peregrinos generosos, disponíveis, para ir ao encontro da vida, das vidas ameaçadas, excluídas, vulneráveis, marginalizadas”. Um ir ao encontro para “cuidar, proteger, irmanar, humanizar”, pedindo ao Espírito de Deus que “nos capacite numa missão comprometida, numa consciência missionária com novo ardor e profecia”.

Um Congresso que já começou, segundo a diretora das POM, que insistiu em que “o missionário, a missionária tem os pés fincados na realidade, e na Igreja local”, dado que a responsabilidade da missão ad gentes “está enraizada em nosso Batismo”. Ir. Regina insistiu em “chegar realmente no concreto” a fazê-lo através de um caminho na Igreja local. A religiosa destacou que fazer o 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus, na Amazônia, significa que os olhos estão voltados para essa região tão martirizada, chamando a aprender com a Igreja de Manaus. Uma missão, que segundo a Diretora das POM, “parte de Jesus Cristo”, que pediu que o Espírito Santo de Deus “continue nos conduzindo, para que cada vez mais, nós tenhamos consciência de que ou a Igreja é missionária ou não é Igreja de Jesus Cristo”.

Durante o ato de lançamento foi apresentada a arte oficial e o hotsite que conterá informações sobre o Congresso. Acesse em www.pom.org.br/5cmn

Com informações das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Deixe uma resposta

quatro × 2 =