Missionário da Consolata é o novo arcebispo de Cartagena

mons_francisco_javier_munera_correa

Hoje, 25 de março, festa da Anunciação do Senhor, o Papa Francisco nomeou Dom Francisco Javier Múnera Correa, IMC, como arcebispo de Cartagena de Índias, Colômbia.

Por Redação Consolata América

mons_francisco_javier_munera_correa_3Dom Múnera, até agora era o bispo da diocese de San Vicente del Caguán, na Amazônia colombiana, e sucederá a Dom Jorge Enrique Jiménez Carvajal, depois que o Papa aceitou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Cartagena, onde serviu durante 16 anos.

Dom Francisco Javier Múnera nasceu em Copacabana (Antioquia) em 21 de outubro de 1956. Depois de entrar no Seminário Maior dos Missionários da Consolata, estudou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Bogotá e teologia na Pontifícia Universidade Xaveriana de Bogotá. Ele obteve uma Pós-graduação em Missiologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Como Missionário da Consolata fez sua profissão perpétua no dia 25 de dezembro de 1981 e foi ordenado sacerdote no dia 8 de agosto de 1982 em La Ceja (Antioquia).

Bispos de Caquetá e Putumayo com indígena Shuar da Amazônia.

Bispos de Caquetá e Putumayo com indígena Shuar da Amazônia.

Seus principais serviços durante seu ministério foram: Vice-Reitor do Seminário Internacional do Instituto Missionário da Consolata em Bravetta, Roma (1983-1986); Vigário Paroquial e depois Párroco em Loyangallani, Diocese de Marsabit, Quênia, na África (1988-1992); Reitor do Seminário Internacional do Instituto Missionário da Consolata em Bogotá desde 1993 e, simultaneamente, de junho de 1996 a 1998 foi Vice-Superior Regional dos Missionários da Consolata na Colômbia.

Em 7 de dezembro de 1998, o Papa São João Paulo II o nomeou Bispo titular de Acque Nouve di Numidia e Vigário Apostólico de San Vicente-Puerto Leguízamo; a ordenação episcopal foi no dia 11 de fevereiro de 1999, na Catedral de Bogotá. Com a elevação do Vicariato à Diocese em 30 de maio de 2019, o Papa Francisco o nomeou como primeiro Bispo da Diocese de San Vicente del Caguán.

Em 25 de março de 2021, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cartagena, na Colômbia, onde tomará posse em 22 de maio de 2021, na Igreja Catedral.

Deixe uma resposta

17 + treze =