Igreja no Paraná enviará 20 mil bíblias para Guiné Bissau

O Regional Sul 2 da CNBB lançou, em setembro de 2015, a Ação Missionária 20 mil Bíblias para a África.

Por CNBB

DSC013311

A iniciativa, que envolve os milhares de catequizandos de todo o estado do Paraná e membros de pastorais, movimentos e organismos, tem o objetivo de estreitar laços com a Igreja Católica presente em Guiné Bissau e arrecadar fundos para a doação das bíblias ao país.

000 a a gun1A parte concreta da Ação Missionária iniciou neste mês de março e se desenvolverá até o final de novembro deste ano. Foi disponibilizado um hotsite com vídeos, fotos, testemunhos e informações sobre o andamento da missão que o regional Sul 2 da CNBB assumiu na Guiné Bissau, na diocese de Bafatá, cujo bispo é o brasileiro dom Carlos Pedro Zilli Filho.

Em meados de 2015, dom Pedro Zilli fez um pedido aos bispos do Paraná para que fossem arrecadadas 20 mil bíblias, a fim de distribuir tanto para os fiéis de Bafatá, quanto de outras dioceses de Guiné Bissau.

O bispo contou que há um costume no país de que, por ocasião dos sacramentos do Batismo e da Crisma, os padrinhos escolhem presentear os afilhados com a Bíblia em crioulo ou em português. Os trabalhos de evangelização têm feito a procura por bíblias aumentar. Foram reeditados mais de 15 mil exemplares do Novo Testamento em crioulo e também há um projeto para aquisição da Bíblia Edição Africana em português para os países lusófonos, de acordo com dom Pedro.

“E a Igreja no Brasil que agora vai se abrindo, com a fé em Cristo Jesus; com pessoas, e esse é o maior dom; e também com recursos. Estou vendo o sacrifício grande, o empenho grande que o Paraná está fazendo para a construção dessa nova missão Católica Paulo VI, em Quebo”, comenta dom Pedro Zilli.

Desde 2014 o regional Sul 2 da CNBB desenvolve a Missão Católica em Quebo, na Guiné Bissau. “Vejo lá com muita alegria o casal Pedro e Salete Lang. É admirável, é um mistério, um casal nesse mundão que vivemos com tantas preocupações que, por causa da fé, são capazes de deixar uma filha, dois netos e estarem lá”, afirma o bispo.

Com o tema “Missão, Palavra e Pão” e o lema “Ficai alegres, porque vossos nomes estão escritos no céu” (Lc 10, 20), o projeto de aquisição de 20 mil bíblias vai envolver crianças da catequese e membros de pastorais, movimentos e organismos, além das escolas católicas. Foram distribuídos folders com informações sobre a Ação Missão e o incentivo à colaboração de dez pessoas. O material tem um número de cupom para sorteio de terços missionários para as paróquias.

Visita à missão

000 a a aguine5O bispo de Ponta Grossa (PR) e referencial para a Ação Missionária do Regional Sul 2 da CNBB, dom Sergio Arthur Braschi, visitou recentemente a missão em Quebo e partilhou a experiência. “Foi uma alegria muito grande, sobretudo conviver com esse povo, que vive uma condição de pobreza bastante acentuada, dificuldades do clima, da água, mas que é um povo alegre, animado, que nos recebeu com muito carinho”, lembrou.

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

dezessete + onze =