Jovens Missionários da Consolata: novo caminho, novos desafios

PODCAST:

Juventude se reúne na cidade de Jaguarari (BA), cercada dos cuidados necessários contra a Covid-19 para preparar a caminhada de 2021.

Por Josky Menga *

O ano de 2021 começou e tudo parece que voltou a caminhar. As coisas não podem parar. Apesar da situação atual que estamos passando de pandemia, não podemos recuar, precisamos pensar e planejar as atividades desse ano. Nesse sentido, os Jovens Missionários da Consolata da cidade de Jaguarari (BA) se reuniram no sábado, 23 de janeiro de 2021, no centro pastoral da Paróquia São João Batista para iniciar a sua caminhada. Esse encontro teve como intuito avaliar o caminho percorrido em 2020 e começar a planejar as atividades que vamos realizar esse ano. Em função da situação da pandemia e da preparação para o Enem, alguns jovens não puderam participar, mas mesmo assim o encontro aconteceu e foi um sucesso com muitas dinâmicas e partilhas, com as propostas para a caminhada. Os jovens chegaram à conclusão de que precisamos nos comprometer mais para continuar a missão como Jovens Missionários da Consolata, porque o mundo precisa da nossa presença e consolação.

No Nordeste, principalmente na Bahia existem três grupos de Jovens Missionários da Consolata nas cidades de: Feira de Santana, Monte Santo e Jaguarari. Esses grupos têm como pilares: missão, espiritualidade, formação e lazer, por isso ao longo do ano, além dos encontros mensais de cada grupo, se realizam também os eventos em comum com todos os jovens Missionários da Consolata, que são os seguintes: Páscoa Jovem, retiro missionário e retiro vocacional e Festival Juventude Consolata com intuito de se conhecer melhor e trabalhar juntos e ter o mesmo espírito da Missão e se conhecer melhor na sua caminhada. Esses encontros são sempre preparados pela coordenação da JMC geral da Bahia.

Jovens Missionários da Consolata (JMC), como o próprio nome diz, é um grupo de jovens missionários que tem como carisma a “Missão” seguindo a família missionária da Consolata, que está espalhada em mais de 27 países no mundo, levando a consolação para as pessoas e o Evangelho aonde ainda não chegou. Porém, onde atuam os missionários da Consolata, existem também os Leigos, os Amigos e os Jovens Missionários da Consolata que se deixam cativar e querem colaborar com a Missão, trabalhar juntos e fazê-la acontecer, a exemplo do Bem-aventurado José Allamano, nosso fundador e de nossa padroeira e fundadora, Nossa Senhora Consolata

Desafio da Pandemia

O mundo se isolou, cada um se afastou do outro, sobretudo, quem não é da mesma família, vivendo sem contato físico, cada um no seu canto. O medo invadiu o nosso ser com a preocupação de contaminar e de ser contaminado, mas muito mais o medo de morrer jovem, essa foi uma das preocupações que a pandemia nos trouxe. Cada um está vivendo do seu jeito apesar dos encontros on-line, mas não sabíamos como lidar com esse novo desafio, sem saber como alguns jovens estavam ou estão vivendo esse tempo da pandemia, porque alguns partilharam as dores e dificuldades, mas, alguns não tem ainda essa abertura de contar como se sente e vive esse tempo. A comunicação foi dificultada nesse tempo, relataram os jovens durante as partilhas no encontro do dia 23. A pandemia continua e a missão não pode parar.

120 anos de vida e Missão

No dia 29 de janeiro de 2021 celebramos a festa da fundação da família Missionária da Consolata, um sonho realizado do Bem-aventurado José Allamano desde o ano 1901, quando fundou o Instituto dos Missionários da Consolata (IMC) que completou 120 anos e as irmãs Missionárias que completaram 111 anos da fundação (1910).

Os nossos corações se alegram pela presença viva da consolação no mundo com o carisma da Missão Ad Gentes. Vivemos no novo caminho com o novo tempo e os novos desafios, vamos nos comprometer mais na certeza de que podemos fazer mais para continuar essa missão de levar a consolação para as pessoas que mais precisam. Jovem, você também pode fazer parte dessa família Consolata e vamos juntos viver esse novo caminho com novos desafios. Que o Bem-aventurado José Allamano, nosso fundador e a Mãe Consolata intercedam pela nossa família missionária.

* Josky Menga, imc, é animador missionário vocacional da Consolata em Jaguarari (BA)

1 comment

Deixe uma resposta

um × 4 =