A vida em primeiro lugar

Por Jaime C. Patias

É bom lembrar que por de trás de cada número existe uma vida humana que está em relação com muitas outras pessoas queridas.

Para uma informação mais completa, objetiva e esclarecedora que dá uma noção mais exata da real situação, as notícias devem informar os seguintes dados.

Por exemplo:
Na Itália no dia 7 de abril temos 135.588 (+2,29%) casos positivos para coronavírus. Os que se recuperaram já são 24.392 (+6,81%). Isso é ótimo, mas infelizmente até o momento morreram 17.127 pessoas (+3,66%). Nesse dia tivemos 604 mortos. O total de casos positivo 94.067 (+0,94%) pessoas. Em terapia intensiva estão 3.792 pessoas (3.898 ontem). É importante também mostrar as regiões e cidades mais afetadas.
NB. Os números percentuais entre parêntesis são importantes. Servem para comparar com o dia anterior e analisar o crescimento, estagnação ou diminuição em cada item. Aqui na Itália em 20 de março o crescimento de contágios chegou a (14.06%).

A curva epidêmica nacional, no que diz respeito ao aumento do total de casos dia a dia, marca + 2,3% (+ 2,8% ontem). O número de pacientes internados em terapia intensiva é 3.792 (3.898 ontem), confirmando que entramos em uma fase menos violenta e que a epidemia desacelerou, graças a Deus. Mesmo assim a ordem é isolamento social horizontal. Ficar em casa.

No Brasil também se faz esse tipo de análise. Isso é extremamente esclarecedor e permite traças estratégias de enfrentamento. Ajudemos a combater juntos essa pandemia com objetividade, sem sensacionalismo ou meias verdades, sem fabricar ou utilizar notícias falsas e com muito respeito para com as vítimas e seus familiares.

Tenhamos sobretudo lucidez, fé e esperança. Busquemos conforto neste Tríduo Pascal quando fazemos memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Temos a certeza de que a vida vence a morte e o mundo renasce renovado. (P. Jaime C. Patias, IMC, Roma, 08 de abril 2020).

*Jaime C.Patias, imc, é Conselheiro Geral do Instituto Missões Consolata, Roma, Itália.

Deixe uma resposta

dezoito − dez =