Manifestações por um Mundo sem Cárceres

Organizações sociais realizam Mobilização Nacional contra os Massacres e Por um Mundo sem Cárceres no dia 10 de março.

Por Assessoria de Imprensa da Pastoral Carcerária

Diversas organizações sociais, entre elas a Pastoral Carcerária e a AMPARAR (Associação de Amigos e Familiares de Presos) irão fazer uma vigília em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na capital paulista, seguida de uma recepção solidária e diálogo com familiares visitantes, entre outras inúmeras atividades de mobilização pelo fim dos massacres e por um mundo sem cárceres que irão acontecer por todo o país.

As mobilizações ocorrem porque um ano após o maior ciclo de massacres da história do sistema prisional brasileiro, 2018 começou com novas tragédias nas prisões de Goiás e Ceará, deixando um rastro de corpos e famílias destruídas.

logopastoralcarceraria1Porém, longe da atenção do público e da mídia tradicional, o massacre continua a conta-gotas, matando e mutilando presos e presas cotidianamente, tanto mais perverso e cruel quanto mais silencioso e invisível.

Com um crescimento contínuo do número de pessoas presas em condições cada vez mais degradantes - e que já ultrapassou a marca dos 700 mil indivíduos - o aumento da violência e a deterioração das instituições democráticas serão os únicos resultados legados à população brasileira por este processo de encarceramento em massa.

Aos poderosos caberá os grandes lucros do aprisionamento, engordados pelas privatizações, o dividendo político com a manipulação de sentimentos de vingança e a satisfação com a eliminação daqueles sujeitos historicamente indesejáveis: jovens, pobres, negros e negras.

Com o aprofundamento das políticas que por sucessivos governos nos trouxeram até este ponto trágico, como a militarização da gestão pública, a expansão do complexo prisional, o recrudescimento da legislação penal e a privatização dos presídios, o Estado brasileiro - legislativo, judiciário e executivo - deixa claro que a barbárie é o seu projeto e que o encarceramento em massa e o extermínio são seus instrumentos privilegiados de governo.

Um necessário programa de redução imediata e substancial da população prisional, conforme exposto na Agenda Nacional pelo Desencarceramento , apoiada por mais de 40 organizações e movimentos, só será realizado com mobilização e pressão social, tendo as próprias pessoas presas e seus familiares como protagonistas.

Serviço:
Sábado (10/03)
Grande Vigília em frente ao CDP de Pinheiros - 22h

São Paulo, 06 de março de 2018
Pastoral Carcerária

Deixe uma resposta

20 − 2 =