Mato Grosso do Sul fortalece a Missão e prepara ida a Congressos

Missionários e missionárias se reuniram no sábado, 29 de julho em Campo Grande em preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional.

Por Cecília de Paiva

A Alegria do Evangelho esteve presente entre missionários e missionárias na manhã de sábado, 29 de julho, reunidos em Campo Grande/MS em preparação ao 4º Congresso Missionário Regional, de 20 a 23 de setembro de 2018, em Naviraí/MS, e participação junto ao 4ª Congresso Missionário Nacional, em Recife/PE, nos dias 7 a 10 de setembro de 2017. A reunião ocorreu na sede da CNBB - Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), composta por lideranças pastorais que compõem o Conselho Missionário Regional, Comire Oeste 1.

Comire Oeste 1 (3)Entre as alegrias partilhadas, evidenciou-se a integração do seminarista Giovani Gall de Assis, recém-eleito Coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas, Comise Oeste 1, que também irá ao Congresso de Recife. Giovani fez o repasse de sua participação em eventos realizados pelas Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, falando como foi o encontro de formação missionária e o da elaboração do Plano Trienal de Ação para os Comises (2018-2020), demonstrando ter sido um trabalho intenso e envolvente.

Outra novidade foi a presença do diácono Alfreu Gomes, apontado para assumir a coordenação do Conselho Missionário Diocesano de Campo Grande, segundo disse o bispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello. O diácono contou sobre a sua experiência ligada aos assentamentos rurais e à comunidade de Rochedinho, distrito a menos de 30 km da Capital, compartilhando seu comprometimento com a ação missionária.

Comire Oeste 1 (12)Sobre a preparação do 4º Congresso Missionário Regional, em Naviraí, etapas e tarefas foram apresentadas por Rosângela Urt e Lenir Ortiz, respectivamente coordenadora e secretária do Comire Oeste 1. Ficou delimitado um total de 520 participantes, sendo 220 para a diocese anfitriã e as demais vagas distribuídas para as dioceses do regional, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Os participantes do Comire ficaram de apresentar, na assembleia marcada para 25 de novembro, as especificações como a arte visual, temas e assessores para as seis oficinas já delimitadas.

Houve momentos de oração, integração do grupo e uma breve, mas comovente participação de Dom Vitório Pavanello, em recuperação de uma cirurgia. Tudo isso propiciou um ambiente adequado para os encaminhamentos, principalmente quanto à ida em setembro para Recife, em que “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, tema do Congresso, ilumina as ações, fortalece a espiritualidade e aponta caminhos perante uma realidade muitas vezes obscura e opressora.

Cecília de Paiva é jornalista do Comire Oeste 1.

Deixe uma resposta

dois × três =