Intenção Missionária

Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida.

de Joseph Kihiko*

A palavra Evangelho é de origem grega e significa “boa notícia”. Essa boa notícia é a mensagem de salvação e esperança trazida por Jesus Cristo ao mundo. Ela foi proclamada pelos apóstolos e outros discípulos, e sucessivamente por centenas de gerações até os dias de hoje.

papapolonia1Jesus Cristo é a própria boa notícia. Ele é o Evangelho. A vinda Dele é a notícia de que há esperança, de que Deus trouxe a Sua salvação ao mundo, de que o mal pode ser destruído e o bem pode triunfar, de que através da fé podemos ter nossos pecados perdoados e nos reconciliarmos com Deus.

Os povos europeus foram os primeiros que receberam essa boa nova. Mas ao longo dos anos, esses povos se tornaram secularizados devido ao avanço da tecnologia e outras influências prováveis. E assim eles têm a necessidade de ser evangelizados de novo.

Paul Valéry definiu os ‘povos europeus’ como aqueles em que operam três influências históricas: a filosofia grega, o cristianismo e o direito romano. Destas três, está viva até hoje o cristianismo. Incluindo a Rússia, o número de cristãos no continente beira os 531 milhões, dos quais cerca de 280 milhões são católicos. E sendo assim o que deve ser feito na Europa é uma nova evangelização, ou seja, a mensagem do Evangelho deve ser apresentada de modo sempre novo às pessoas em situações sempre novas e modificadas histórica e culturalmente.

Bênçãos
O Evangelho oferece bênçãos. Para receber essa bênção temos que crer. Isso é apenas o que Deus pede de nós. Os povos europeus têm que dar uma resposta positiva e adequada e eles devem ser prontos para receber essa boa noticia que é Jesus Cristo. Eles devem ouvir a pregação da fé e crer no Evangelho. Isso é deixar que Cristo, fonte da esperança e da alegria, seja o Salvador deles.

O papa Paulo VI na sua exortação apostólica Evangelii Nuntiandi disse que aqueles que acolhem com sinceridade a boa nova, por virtude desse acolhimento e da fé compartilhada, reúnem-se, portanto em nome de Jesus para conjuntamente buscarem o reino, para o edificar e para o viver. Eles constituem uma comunidade que também é evangelizadora.

Portanto, o santo padre pede que rezemos para os povos europeus possam redescobrir a beleza e a bondade do Evangelho. Eles têm de responder positivamente à chamada de Cristo para receber a boa nova que é o Salvador porque o Evangelho é a palavra mais esperançosa que temos.

*Joseph Kihiko, imc, é seminarista em São Paulo, SP.

Deixe uma resposta

vinte − 6 =