Monte Santo (BA) prepara ordenação sacerdotal de missionário da Consolata

Luiz Antônio de Brito será ordenado dia 3 de setembro, próximo sábado.

Por Mario de Carli

Na manhã de segunda-feira, dia 29 de agosto, uma equipe de missionários e missionárias da Consolata formada por três brasileiros, um congolês, um queniano, um colombiano, uma moçambicana e uma tanzaniana se reuniu na Casa Paroquial de Monte Santo para preparar a Ordenação Sacerdotal do diácono Luiz Antônio de Brito que será o primeiro missionário da Consolata a ser ordenado nessa terra no próximo sábado, dia 3 de setembro. Logo pela manhã o diácono Luiz Antônio e o padre John Kapule concederam uma entrevista à Rádio Piquaraçá, FM de Monte Santo.

O diácono Luiz Antônio nasceu dia 18 de maio de 1988 no Povoado de Engorda, no município de Monte Santo. Ele é o primeiro de três filhos de Gabriel de Brito e Rosália Maria de Brito. Seus irmãos são Rosevânia e Gauvam. Ele cursou os primeiros cinco anos dos seus estudos primários na Escola Santa Rita naquele mesmo Povoado onde nasceu, os estudos primários e os estudos secundários foram feitos no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães (CEDLEM). Entre os anos 2007 e 2009 cursou filosofia em Curitiba, Paraná, fez seu noviciado na Argentina em 2010 e cursou teologia em Nairóbi, Quênia (2011-2015), onde foi ordenado diácono no dia 20 de março.

Atividades programadas
MonteSanto6A equipe missionária vê e sente que este é um belo momento para as comunidades cristãs e as pessoas de boa vontade louvarem e agradecerem a Deus pelo dom da vocação sacerdotal, religiosa e missionária de um de seus filhos nascidos nesta terra. É significativo animar missionariamente as comunidades focando que a missão de anunciar o Evangelho é de todos os cristãos, aqui e além-fronteiras. Como nem todos podem partir em missão aos povos que não ouviram falar de Jesus Cristo, tem alguém que irá fazer isso. O diácono Luiz Antônio, após sua ordenação sacerdotal é um deles, pois se sente e foi chamado a realizar essa missão. Será também uma interpelação, um desafio e um convite, sobretudo às nossas juventudes, sempre sedentas de paz e de Deus, de busca da verdade, da justiça e do sentido da vida, para que estejam atentas à voz de Deus que passa, chama e envia jovens, para que levem a Boa Nova de Seu Reino a todas as pessoas do mundo inteiro.

A equipe missionária irá visitar várias escolas na cidade, na Pedra Vermelha, na EFASE (Escola Família Agrícola do Sertão), e em nove povoados pelo interior do município de Monte Santo. Será uma oportunidade para visitar as famílias, os doentes, entrar em diálogo, indo, sobretudo, ao encontro de todas as pessoas com um coração aberto e acolhedor. Revelar um rosto alegre e sereno da missão feita por uma Igreja sempre atenta e aberta, sempre em partida acolhendo as alegrias, os clamores e as esperanças desse povo que habita o sertão baiano.

Bem perto do entardecer, haverá encontros com as comunidades cristãs, na qual rezarão pelas crianças, jovens e adultos num ambiente familiar e sereno, comunicando e partilhando as experiências mais significativas da missão que cada missionário e missionária realiza. Terão presentes a fonte inspiradora do Fundador, o Bem-aventurado José Allamano, um padre diocesano com um coração missionário que soube abrir com paciência e perseverança os caminhos de uma Igreja missionária a partir de Turim, na Itália, a todos os povos.

O lema que o diácono Luiz Antônio escolheu para sua ordenação sacerdotal é: “Ele nos escolheu em Cristo […] para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor”, tirado da Carta de São Paulo aos Efésios 1:4; este lema é também inspirado nas palavras do Bem-aventurado José Allamano, que convida seus missionários a serem primeiros santos, depois missionários. Sua ordenação sacerdotal será no próximo sábado, 3 de setembro às 16h na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, pelas mãos de dom Giovanni Crippa, bispo de Estância, Alagoas.

Rezemos por Luiz Antônio de Brito, imc, neste dia em que ele será ordenado sacerdote e depois quando  seguir em seu trabalho missionário.

Deixe uma resposta

quatro × quatro =