Conselho Missionário de Seminaristas do Piauí celebra 30 anos de história

Por POM, com informações do Comise do Piauí.

000 a a acomise capa

Criado em 1986 no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, este ano, o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Piauí, celebra seus 30 anos de existência. A iniciativa, pioneira em todo o Brasil, teve o incentivo do padre Fábio Bertagnolli, e realiza animação missionária nos diversos momentos da vida formativa para despertar o ardor pela missão nos corações dos futuros presbíteros da Igreja no Piauí.

Desde sua criação, o Comise vem buscando harmonizar as dimensões da formação por meio dos valores que a dimensão missionária é capaz de produzir na vida espiritual, no cultivo da vida interior, nas dimensões humana-afetiva e intelectual, no serviço e na pastoral. Em suas atividades de formação para a missão na vida do presbítero, o Comise ajuda a transformar vidas por meio do encontro com a pessoa de Jesus.

A finalidade do Comise é proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios ação evangelizadora da Igreja, na pastoral, na Nova Evangelização e na missão  ad gentes - além-fronteiras. Isso por que a missão universal da Igreja é responsabilidade das Igrejas locais.

000 a a acomise 3Para as comemorações foi escolhido o tema “Missionários misericordiosos como o Pai” que norteará as várias atividades ao longo do ano. Fazem parte da programação um concurso para a criação do hino e da oração comemorativa, tardes de espiritualidade, hora santa missionária, encontros de formação missionária (Formises), visitas missionárias, entre outras.

Segundo o seminarista membro do Comise, Antonio Rômullo, “este ano será, certamente, um tempo de graça na vida do Seminário. Refletiremos melhor sobre a caminhada formativa e a vocação missionária. Espera-se, por fim, a renovação do compromisso missionário, pois se sabe que toda vocação nasce da missão”.

Fonte: POM

Deixe uma resposta

19 − 14 =