Dia do fundador: salve o Bem-aventurado José Allamano!

Missionários e missionárias da Consolata celebram 90 anos da morte de seu fundador, o Bem-aventurado José Allamano.

Por Paulo Mzé

Um grupo considerável de missionários da Consolata que trabalham em vários âmbitos pastorais na cidade de São Paulo, celebrou hoje, 16 de fevereiro, pela manhã a passagem dos 90 anos de morte do seu fundador, o Bem-aventurado José Allamano.

allamanodiafundador1A celebração foi realizada na capela da Casa Regional dos Missionários da Consolata, no Jardim São Bento, São Paulo e começou por volta das 11h. Foi presidida pelo superior regional, padre Luiz Carlos Emer.

A missa teve como intenção celebrar o dom da missão presente no carisma que o Bem-aventurado José Allamano confiou aos missionários e missionárias da Consolata.

No momento da partilha da palavra, padre Luiz Carlos Emer, lembrou que como apóstolo Paulo aos coríntios lembrava que evangelizar era uma tarefa imperiosa para ele. Também o é para nós. Lembrou, igualmente, que no entender do Bem-aventurado José Allamano ser missionário é uma sublime vocação na Igreja à qual nós nos devemos sentir sempre chamados.

Repercutindo a mensagem do superior geral dos missionários da Consolata, padre Stefano Camerlengo, para a celebração dos 90 anos de morte do fundador, padre Luiz Emer situou o labor missionário a partir das virtudes do Bem-aventurado José Allamano, neste Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia; a nossa missão hoje passa pela misericórdia.

Ainda na mesma celebração foram comemorados os 50 anos de profissão religiosa do padre Sabino emersabinoallamano1Mariga, atual superior da Casa Regional. O presidente da celebração desejou sucesso no apostolado ao padre Lírio Girardi e ao irmão Ayres Osmarin. O primeiro, em viagem para Brasília para uma nova missão na Paróquia Nossa Senhora Consolata, naquela cidade. O segundo que retorna a sua missão em Moçambique, depois de uma temporada de férias.

O almoço de confraternização que se seguiu à celebração foi o momento último da festa.

O Bem-aventurado José Allamano nasceu em Castelnuovo d'Asti, Itália, em 21 de janeiro de 1821, e faleceu aos 16 de fevereiro de 1926. Foi beatificado aos 7 de outubro de 1990.

Paulo Mzé, imc, é diretor da Revista Missões.

Deixe uma resposta

quatro × cinco =