Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho

Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho, Rondônia

Por Redação, com informações da Rádio Vaticano

SAM_5978-e1443191634295

Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho, Rondônia. A nomeação foi divulgada na manhã do dia 14 de outubro, no Vaticano. Gaúcho de Progresso, foi bispo de Roraima durante dez anos e ocupará a sede deixada por Dom Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015.


Dom Roque nasceu em 1956, estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015 presidiu o Regional Norte 1 da CNBB.

Na última Assembleia Geral do CIM - Conselho Indigenista Missionário, de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito Presidente da entidade.

Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia, REPAM, fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.

O padre Corrado Dalmonego, que é missionário italiano da Consolata e atua com os Povos Indígenas em Roraima, trabalhou com Dom Roque e considera a sua transferência como um reconhecimento por seu trabalho à frente da antiga diocese, onde abraçou as causas da Igreja na Amazônia, às vezes polêmicas, como a questão dos Povos Indígenas, a luta por suas terras, a exploração do solo rico em minério, as culturas diferentes. “Dom Roque sempre foi muito humilde, muito próximo dos menos favorecidos, marcando presença em comunidades isoladas, não poupando esforços para chegar em locais de difícil acesso, sempre disponível, vivendo seu ministério como verdadeiro discípulo missionário, sempre a serviço”.

Na opinião do padre Corrado, a nomeação de dom Roque para arcebispo de Rondônia faz parte de um processo maior, da Igreja que presta atenção na Amazônia. O papa Francisco, com o olhar ampliado para a Criação, ao lançar a exortação apostólica Laudato Si também quer chamar nossa atenção para esta Região.

Fontes: Revista Missões e Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

dezessete − 12 =