Catequistas discutem o caminho da catequese no regional Sul 3

Além de estudar urgências aplicadas à animação catequética, participantes prepararam encontro estadual

Por CNBB/Com informações e foto do regional Sul 3

Sul3_catequese300x169Cerca de cinquenta catequistas, padres e religiosas das coordenações de catequese de quatro arquidioceses e quatorze dioceses do regional Sul 3 participaram de Encontro Regional, nos dias 23 e 24 de setembro, na Casa Santa Teresa das Salesianas, em Porto Alegre (RS).

Sob a assessoria da irmã Maria Aparecida Barbosa, os presentes estudaram o livreto nº 6 da Coleção: Catequese à luz do Diretório Nacional de Catequese (2015-2016) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese”.

“Estamos estudando este livro com o intuito de avançar na animação bíblica da Pastoral e em uma catequese bíblica inicial. Ultimamente, temos incentivado a implementação de uma catequese mais bíblica, vivencial e iniciática. Para a coordenação regional, que é formada pelas coordenações diocesanas, é de grande inspiração para o seu trabalho. O regional já vem fazendo isso há mais tempo, mas a proposta agora é juntar as duas urgências da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil”, explicou a irmã. “Unir as urgências ‘Igreja, casa de animação da vida cristã’ e ‘Lugar da Animação Bíblica Pastoral’ para dar passos qualitativos e ousados no uso da Sagrada Escritura na Catequese”, completou sobre a conclusão dos passos a serem dados no regional.

O segundo dia do encontro foi dedicado às comunicações, ao planejamento para 2016 e à organização da 2ª Jornada Estadual de Catequistas, que acontecerá no ano seguinte.

Com o objetivo de fortalecer a caminhada da Iniciação à Vida Cristã no regional Sul 3, a Jornada está programada para setembro de 2016, iluminada pelo tema “Palavra de Deus, fonte da catequese” e  lema “A Palavra de Deus está perto de ti, em tua boca, em teu coração” (Dt 30,11-14).

De acordo com o arcebispo de Pelotas (RS) e referencial para a Dimensão Bíblico-Catequética do regional Sul 3, dom Jacinto Bergmann, as coordenações diocesanas se reuniram pela segunda vez neste ano para se fortalecerem diante dos grandes temas que envolvem a animação bíblica catequética, além de se prepararem para um encontro estadual. “Neste encontro estudamos o tema que vamos desenvolver no próximo ano para a 2ª Jornada Estadual de Catequistas do Estado do Rio Grande do Sul. Estamos vendo como a catequese se alimenta da Palavra de Deus. Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé”, avaliou.

Fonte: www.cnbb.org.br

 

TagsCNBB

Deixe uma resposta

16 − 8 =